UX no marketing está diretamente relacionada ao quão você prioriza as experiências do seu público, na hora de traçar as estratégias de negócio.
Podemos te levar a refletir sobre as suas estratégias de “User Experience” ou experiência do usuário, em português, com um simples questionamento:
Você faz marketing hoje focando em vendas ou em diferenciais?
É fato que muitos falam que não dá para descartar as vendas. Nós concordamos com isso. Mas precisamos levar você a considerar um outro conceito muito importante no consumismo, principalmente o online: a representatividade.
Os atuais consumidores se importam muito com a representatividade de uma empresa. A geração atual se preocupa em consumir de marcas que falam diretamente com elas e que se posicionam dentro dos mesmos valores. Isso gera uma vantagem competitiva muito saudável em qualquer mercado.
Neste post nós vamos mostrar para você como o UX no marketing precisa ser considerado – caso você ainda não o tenha feito – e quais as vantagens que ele traz para a sua empresa. Veja.
A partir de que ponto o UX no marketing precisa ser considerado como essencial?
O design do UX no marketing precisa ser considerado desde o início, visto que ele não melhora apenas a relação da sua empresa com o cliente. Esse modelo também identifica e corrige questões internas, relacionadas a sua equipe.
As empresas que traçam esse cronograma conseguem, inclusive, resultados mais positivos para orçamentos bastante rigorosos, como é o caso de criação e lançamento de um produto. Além disso, o processo tendencialmente se torna mais rápido.
O UX no marketing ainda ajuda a garantir, como citamos logo acima, que os times envolvidos com o usuário/cliente, tenham muito mais interação. Como seu time conhece mais a persona e o cliente, ele consegue elaborar produtos e serviços mais assertivos.
Não há o problema de desperdício de tempo e dinheiro, desenvolvendo algo que seu público não vai consumir, já que não abrange as dores dele.
UX no marketing não é o mesmo que UX Design
É comum que haja uma pequena confusão de conceitos. Podemos dizer que o UX Design é parte do UX no marketing.
O UX Design envolve apenas as equipes de design de produto, que conduzem o projeto considerando como a peça fornecerá experiências significativas e relevantes aos usuários.
Já o UX no marketing é uma estratégia muito mais abrangente e condiz com toda a empresa. Ela direciona sobre como sua marca atua dentro do mercado, se relacionando diretamente com o público.
E quais as vantagens da estratégia de UX?
Mais acima já citamos alguns pontos positivos em apostar na UX no marketing, mas podemos levantar ainda mais questões.
Análise comportamental do usuário facilitada
Se você tem uma estratégia de UX no marketing muito bem traçada, dá para fazer uma análise comportamental muito mais rapidamente do cliente. Isso elimina a necessidade de controle de diversas planilhas e relatórios.
Com poucas ferramentas você já consegue identificar mais facilmente o que o público gosta e não gosta na empresa.
Toda o relacionamento com o cliente fica alinhado
Quando as equipes sabem exatamente para quem estão vendendo e com quem estão se relacionando, a voz da empresa ganha muito mais consistência.
Isso acontece porque todos os seus times utilizam os mesmos recursos e pontos de contato em torno de uma mesma visão de relacionamento com o cliente.
Não há, por exemplo, uma linguagem específica para o RH, outra para o call center, outra para o atendimento físico. Todos mantém o mesmo padrão, criando um senso de pertencimento maior com o cliente.
Resultados são mais facilmente mensurados
Tanto os sucessos como os fracassos são mais facilmente identificados com uma estratégia de UX no marketing.
Se você tem um plano estratégico mais bem traçado, utiliza ferramentas mais consistentes e seu time está completamente alinhado, as métricas se tornam muito mais tangíveis. Isso também facilita a correção de erros, às vezes, antes de mesmo de chegar ao cliente.
Como trabalhar a experiência do usuário na prática?
Claro que uma estratégia de UX no marketing não se constrói rapidamente e sem muita análise. No entanto, o ciclo de planejamento é feito em cima de algumas bases. São elas, respectivamente.
Pesquisa de usuário
Antes de iniciar o planejamento, o UX analisa como os consumidores do setor que sua empresa atua, se comportam.
Aqui são analisados diversos padrões. O UX considera o que já é feito por todas as marcas e como o público receberia uma empresa com funcionalidades e linguagens “fora do comum”.
Esse ponto é bom para descobrir como gerar senso de exclusividade nas pessoas. Algo que somente a sua empresa tem ou ela é referência entre todas do mercado.
Estratégia de conteúdo
Nessa base, a UX é pensada sobre o que seu público quer saber. Mas é o que ele realmente quer saber e não o que a empresa supõe sobre isso.
A partir daí é traçada toda a comunicação da empresa, que vai desde os conteúdos publicados no site e redes sociais, até o atendimento presencial.
É aqui que entram os principais valores da empresa. Ele deve estar presente das páginas institucionais até descrições de produtos e serviços, por exemplo. Geralmente são profissionais de UX Writing que desempenham o papel essencial na pesquisa e desenvolvimento.
Arquitetura da informação e design visual
Agora serão planejadas como acontecerá o “layout” da sua empresa. Como as informações serão dispostas no site, como será o design das redes sociais, e-mail e outros canais de comunicação, etc.
Esse planejamento visual é todo feito pelo UX Design, que explicamos mais acima.
Usabilidade
Após todo o planejamento estrutural, coloca-se em fase teste a estratégia traçada. Nenhum trabalho de UX no marketing é definitivo. Ele precisa se modificado frequentemente, visto que as necessidades do mercado também mudam quase que instantaneamente.
Sendo assim, podemos dizer que o UX marketing é um trabalho frequente. Por isso, quanto mais focado for o seu time de marketing, mais resultados positivos ele terá. Considerar essa quase exclusividade de atendimento na hora de contratar uma agência, é primordial.
É por isso que muitas agências de marketing adotaram o perfil “boutique” em sua estrutura. Dessa forma, é possível focar na UX muito mais assertivamente.
Quer entender mais como tudo isso funciona? Entra em contato conosco! Temos um time especializado para analisar sua empresa e trazer as melhores propostas de UX no marketing.