O Topo do funil é a etapa de atração do Inbound Marketing. Podemos dizer que é onde tudo começa.
Algumas empresas até consideram o início do funil de vendas o mais simples de trabalhar, mas na verdade ele não é!
A gente preparou esse post para simplificar o seu entendimento sobre como iniciar a jornada de compra da persona e ajudar na criação de estratégias mais bem direcionadas. Veja.
Conheça o comportamento da sua persona no topo de funil
Fale sempre de forma fácil, prática e lembre-se de analisar como as pessoas estão buscando informações nessa etapa.
Por exemplo, no topo de funil, a pessoa pode ainda não saber o nome de um problema que ela tem. Sendo assim, ela buscará mais pelos sintomas.
Podemos considerar alguém que tem lombalgia, mas não sabe. Na primeira etapa do funil ela fará pesquisas com termos como “dor nas costas”, “dor na coluna” e similares. É mais fácil, portanto, ela encontrar sua empresa a partir desses termos mais abrangentes, do que pelo nome do problema em si.
O trabalho é de conscientização
Os conteúdos gerados no topo de funil, de fato, abranger o universo da sua persona, de forma que tudo seja relevante.
Neste momento você precisa fazer um trabalho de conscientização, despertando o interesse de quem acompanha os seus canais.
Foque na informação. Se vai mandar um e-mail para quem está no início da jornada de compras, gere um conteúdo informativo e atrativo.
Esqueça, neste momento, que você é uma empresa vendendo um produto ou serviço. Fale com sua persona de forma mais intuitiva.
Crie conteúdos efetivos
Existes coisas que devemos e não devemos fazer no topo de funil. A gente listou as principais abaixo:
- Nunca fale da sua empresa: a intenção é gerar interesse. Se você fala da sua empresa, pode parecer que é uma publicidade e a persona vai se sentir desconfortável e desconsiderar o conteúdo;
- Distribua conteúdo de fácil acesso: os melhores canais para se trabalhar conteúdos de topo de funil são as redes sociais e o blog. Sua persona ainda está descobrindo informações sobre o problema dela. Então nesse momento, o que for mais fácil e prático para ela, melhor;
- Seja claro e objetivo: não precisa de conteúdos rebuscados neste momento. Isso não significa que você deve gerar algo sem qualidade ou superficial. É exatamente o contrário. No entanto, seja objetivo e evite mistérios para revelar a problemática do leitor.
O topo de funil nunca deve ser descartado
Já vimos empresas desejarem descartar o topo de funil, considerando que a sua persona já é especialista no assunto e já sabe o que se trata o produto ou serviço.
No entanto, é no topo do funil que o interesse surge. Se você desconsidera essa etapa, perderá muitas oportunidades de vendas.
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