Sabemos que, atualmente, é indispensável que as companhias reservem seu espaço na internet, criando um site para empresa. A pesquisa por meio da lista telefônica ficou no passado e hoje temos “em mãos” os motores de busca, que fazem o trabalho de forma mais eficaz.
Apesar de sua importância, não se deve compreender o site como uma ferramenta absoluta de sucesso. Isso acontece porque antes ele funcionava como uma espécie de cartão de visitas moderno, já nos dias atuais, a coisa mudou: o espaço da sua empresa precisa ir muito além de um site.
Se você ficou curioso para entender melhor o porquê de um site sozinho não fazer milagres, continue a leitura e descubra alguns exemplos e boas práticas que não podem faltar no meio virtual!
Entenda por que ter um site é importante
Para saber por que um site não é o suficiente, deve-se entender primeiro o motivo que torna ele importante, em contrapartida. Portanto, entenda que o site permite que a empresa tenha endereço próprio no ambiente online, possibilitando uma comunicação muito mais eficiente com o público.
Mas por que ter um endereço eletrônico é tão interessante? Porque ele serve como um suporte para outras estratégias de marketing digital! São táticas que geram resultados e transformam negócios completamente. Conheça alguns exemplos abaixo:
Conteúdo
Um site para empresa permite que ela possa disponibilizar conteúdos relevantes para atrair e servir o seu público todos os dias, influenciando diretamente na captação de leads e na quantidade de vendas da companhia, além de agir no processo de jornada de compra do cliente.
E-mail marketing
Seu site pode ajudá-lo a conseguir leads, ou seja, “endereços” ou contatos virtuais de pessoas, que podem ser convertidos em técnicas de e-mail marketing mais a frente, por exemplo. Geralmente, a fim de conquistar o e-mail, se oferece algo em troca da informação do usuário, como um download gratuito, um conteúdo relevante, entre outros.
Anúncios online
Anúncios são as novas propagandas e, geralmente, possuem um mecanismo de redirecionamento de páginas por trás de cada um deles. Porém, para onde redirecionar o usuário se você não tem uma página na internet, não é mesmo?
Descubra 7 boas práticas que todo site deve ter
Conheça algumas boas práticas, apontadas pelos profissionais de SEO, que todo site deve ter para conquistar mais público e manter a sua relevância no espaço virtual. Confira:
- utilizar o WordPress como um CMS, que é um sistema bastante eficiente e dinâmico;
- usar um tema responsivo a diferentes aparelhos (como tablets e smartphones);
- SMO ou Social Media Optimization, para facilitar a conectividade (e atração) com as redes sociais;
- publicar um blog para fins de marketing de conteúdo;
- construir e nutrir, com muito carinho, uma lista de e-mails;
- gerar engajamento no canal, pedindo sugestões, recomendações e interagindo com as pessoas;
- oferecer o melhor serviço e atendimento online.
Por fim, deve-se entender que um site para empresa sem uma boa estratégia (ou um conjunto delas) funciona como um cartão de visitas encostado em uma caixa. Ou seja, sem uma tática efetiva que atraia o público para ele, é praticamente impossível obter bons resultados.
Com as informações deste texto, você já está pronto para começar a montar seu próprio site! No entanto, não esqueça de levar em consideração a busca e montagem das melhores estratégias para atrair o público, como: técnicas de SEO, fluxo de informação (tempo de leitura, “escaneabilidade”), estar presente onde as pessoas transitam etc.
E aí, você gostou deste artigo? Então aproveite e leia agora mesmo nosso texto sobre as 5 ações de Inbound Marketing para complementar seu conhecimento e estratégia!