Você entende o que é ROI de marketing e qual é a sua importância no dia a dia do empreendedor? Caso você nunca tenha ouvido falar nesta sigla, é bem alarmante, pois pode ser que a sua empresa esteja tendo gastos desnecessários com ações que não geram lucro.
Por esse motivo, decidimos ajudá-lo e elaboramos um artigo explicando o conceito do ROI, como calculá-lo e porque ele é tão importante para uma empresa se manter saudável e economizar nos gastos. Boa leitura!
O que é ROI de marketing?
ROI — retorno sobre o investimento — é um importante indicador que auxilia empresas nas tomadas de decisão relacionadas a quais estratégias geram melhores resultados.
Quanto custa o seu lead — visitante? Vamos supor que você deseja investir com um anúncio em uma revista qualquer. Nesse caso, você espera que seu investimento retorne para você em potenciais clientes, certo? Porém, na comunicação offline é muito difícil calcular com exatidão o quanto de retorno você obtêm com uma ação. Afinal, um resultado positivo pode ocorrer devido a uma série de fatores, dentre eles, a sorte, não é mesmo?
A publicidade nos permite investir nos mais diversos veículos de comunicação, contanto que cada um possa ser avaliado separadamente, permitindo que você escolha qual lhe proporcionou maior retorno. Aqueles que não obtiveram um bom ROI podem ser abandonados de antemão, possibilitando economias para uma empresa.
O cálculo do ROI pode ser feito em uma planilha e sua fórmula é: ROI = (Todo valor arrecadado – Custo do Investimento) / Custo do Investimento. O resultado obtido pode, então, ser multiplicado por 100 para expressar um valor em percentual.
Qual sua importância?
Enquanto o marketing tradicional é moldado pela tentativa e erro, o digital tem a vantagem de nos permitir calcular exatamente o ROI, possibilitando cálculos de investimentos mais assertivos por parte do gestor e da equipe de marketing.
Desse modo, podemos obter resultados mais precisos e satisfatórios, além de ainda poder gerar relatórios periódicos para facilitar o acompanhamento. Então, a chave é estabelecer uma estratégia de marketing a partir de um cálculo preciso de ROI.
Como interpretar o ROI de maneira apurada?
O que indica um ROI bom e um ruim? Primeiramente, valores negativos de ROI indicam que sua campanha de marketing não obteve retorno algum ou gerou prejuízo. Quando o valor é positivo, porém, é importante entender que se trata de uma análise mais particular, pois cada empresa tem parâmetros baseados no custo de seu produto, comprometimento de orçamento, entre outros fatores.
Desse modo, não existe resposta exata que indique se o seu custo por lead está alto ou baixo, o ideal é realizar um A/B — análise por comparação. Realize duas campanhas e investigue qual delas terá o melhor resultado, em outras palavras, aquela que tiver o custo mais baixo, enquanto atrai mais leads.
Caso não seja possível realizar duas campanhas, baseie-se na porcentagem do ROI, se ela foi satisfatória para a sua companhia levando em consideração seu faturamento, horas despendidas etc.
Vale a pena contratar uma agência especializado?
Existem soluções no mercado que agilizam o processo de cálculo do ROI e possibilitam, inclusive, este cálculo de forma automática. Existem ferramentas que avaliam taxas de cliques e a contribuição de uma campanha para a conversão final. Mas, então, vale a pena buscar serviço de terceiros para lidar com o ROI? A resposta é sim, e por uma série de fatores.
Trabalhar com uma agência de marketing, além do bom custo-benefício, traz algumas vantagens, tais como:
- expertise necessária para análise de resultados e aprimoramento de processos;
- otimização de tempo;
- atendimento personalizado;
- métricas relevantes;
- métodos eficazes;
- assertividade.
Agora que você já sabe o que é ROI de marketing, entende como funciona o processo por trás dele e sabe como aplicar na sua empresa, basta fazer um levantamento e avaliar se contratar agora uma empresa de marketing é interessante para você. Fato é que o ROI é imprescindível para uma empresa que almeja o sucesso e, por isso, deve ser tratado como prioridade.
E aí, gostou do nosso artigo? Aproveite, então, para entrar em contato com a gente e conhecer os serviços oferecidos pela Engrena Web!po