Você sabe o que é a segmentação de leads? Sua empresa já está aplicando essa estratégia? Caso a resposta seja “não”, é preciso compreender que manter uma base cheia de contatos está longe de ser o suficiente — na verdade, não é tão eficaz.
Uma boa base requer interação e educação por parte da marca. Caso seu objetivo seja vender mais, ela não pode ficar “perdida”: deve-se encaminhá-la por etapas até a chegada do momento de compra.
Para esclarecer melhor o assunto, preparamos um artigo exclusivo para você! Portanto, acompanhe o conteúdo a seguir com atenção para aprender qual é a importância dessa estratégia e aprender como aplicá-la na sua empresa. Tenha uma boa leitura!
Entenda o que é a segmentação de leads e sua importância para a empresa
A segmentação de leads é uma funcionalidade fundamental para o Inbound Marketing e seus desafios. Se a estratégia do funil de vendas possibilita aumentar a quantidade de visitantes e, consequentemente, a geração de leads para sua página (pessoas que compartilham dados importantes com você, como o e-mail), podemos dizer que a segmentação de leads é o próximo passo.
Essa tática é importante, pois lida com a parte do relacionamento e será responsável pelo processo de guiar a pessoa até o fim do funil, que é a etapa da compra. A segmentação de leads trabalha de acordo com a exigência do negócio: um discurso direcionado, personalizado e interessante para cada um.
Basicamente, o que a segmentação de leads faz é qualificá-los, proporcionando um melhor aproveitamento dos contatos. Ela otimizará suas chances de realizar uma venda e reduzirá o abandono das pessoas na hora das negociações, entre outros aspectos importantes para esse processo.
Saiba como qualificar melhor um lead
A segmentação de leads se sustenta na coleta de informações relevantes dos usuários. Pode-se dizer que, dessas particularidades que devem consideradas na hora de qualificá-los, podemos destacar algumas:
- Como é seu comportamento de compra?
- Quais são seus interesses?
- Que tipo de materiais o lead acessou e qual é a profundidade desses conteúdos?
- Qual é o perfil do lead e em que cargo ele atua?
- Em qual segmento de empresa ele trabalha?
Ainda existem outros critérios de segmentação que podem ajudá-lo a conhecer melhor seus leads. Tais informações auxiliarão na descoberta de qual estágio da jornada de compra determinado lead se encontra e quais abordagens devem ser usadas.
Aprenda a realizar uma boa segmentação de leads
Conheça três dicas bastante eficientes que certamente vão ajudá-lo a realizar uma boa segmentação de leads!
Visitas no site
Existem ferramentas, como o lead tracking, que permitem a você monitorar exatamente o que o lead visitou no seu site e como foi o engajamento gerado por ele. O recurso também exibe outros aspectos, como o tempo de permanência e as ações seguidas.
Esse acompanhamento tende a ser muito eficaz, pois auxilia bastante na descoberta de qual etapa da jornada se encontra determinado lead.
Engajamento nas campanhas de e-mail
O lead passará a receber e-mail da sua empresa após entrar no seu fluxo de nutrição. Essas mensagens oferecem altos valores de conversão, uma vez que possibilitam um contato personalizado e mais próximo do lead.
Pensando nisso, podemos utilizar algumas métricas de e-mail marketing para medir aspectos como a taxa de clique e abertura de páginas. O objetivo é avaliar o nível de interesse pela marca e conquistar mais informações relevantes.
Conversão de leads
Outra forma de avaliar o comportamento do lead é observar as conversões realizadas anteriormente. Procure detectar o momento e em quais landing pages ele foi convertido. Verifique também se algum conteúdo foi baixado.
Basicamente, leads que baixam mais conteúdos demonstram maior interesse por seu conteúdo e, consequentemente, pelas soluções da empresa.
Por fim, existem diferentes formas de se fazer uma segmentação de leads eficaz, mas procure atentar às métricas e aos detalhes para conseguir captar mais informações relevantes. Seguindo nossas dicas, você certamente já está apto a começar esse processo!
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