O planejamento anual de marketing é uma etapa essencial para qualquer empresa que almeja crescimento e mais visibilidade no ambiente online. A partir dele, o empreendedor passa a ter uma visão mais clara sobre onde o seu negócio está e, principalmente, sobre onde ele poderá chegar no próximo ano ao investir nas estratégias certas para cada tipo de cenário do mercado.
A seguir, você vai aprender quais são as melhores práticas para elaborar um planejamento anual de marketing eficiente. Confira!
1. Faça uma análise do mercado
Antes de tudo, é essencial fazer uma análise completa — incluindo fatores econômicos, socioculturais, legais, análise da concorrência etc. — sobre o mercado no qual o seu negócio está inserido.
Com isso, você tem a chance de descobrir qual é a real situação do seu produto/serviço e quais são seus pontos fortes e fracos, em comparação a outras empresas do mesmo segmento.
2. Defina o seu público-alvo
Qual público você pretende atingir? Esse questionamento é extremamente importante para montar um planejamento anual de marketing de sucesso. Afinal, a partir do conhecimento mais aprofundado sobre os gostos, costumes, necessidades e informações gerais do seu consumidor ideal, é possível definir as melhores estratégias para alcançá-lo.
3. Liste seus objetivos e metas
Seus objetivos devem ser tangíveis e claros para servir como o norte de todas as estratégias do seu plano anual de marketing. Sendo assim, é preciso ser bastante racional na hora de elaborar a sua primeira lista de resultados esperados. Utilize seus conhecimentos de mercado para analisar se as suas expectativas são realmente palpáveis dentro da realidade do seu negócio.
As metas de curto, médio e longo prazo devem auxiliar todos os objetivos listados. Portanto, defina prazos reais para atingir cada nova conquista.
4. Estabeleça seus KPIs de marketing
KPIs — Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de Desempenho — são indicadores utilizados por profissionais da área para checar os verdadeiros resultados das ações de marketing ou de um conjunto de iniciativas aplicadas no negócio.
Esses recursos são essenciais para a tomada de decisões importantes referentes às estratégias de marketing. Isso porque eles mostram se os investimentos da empresa realmente estão trazendo resultados dentro das expectativas.
Você pode usar, entre outros indicadores:
- taxa de conversão;
- engajamento;
- taxa de rejeição;
- curtidas nas redes sociais;
- custo de aquisição de clientes;
- número de leads gerados;
- crescimento na receita de vendas.
5. Escolha suas estratégias
Construir estratégias para atingir os resultados esperados para a sua empresa é uma medida indispensável. Como já falamos, é preciso usar como base os seus objetivos e metas para descobrir em quais ações de marketing você deve investir.
Entre as estratégias de marketing mais populares, estão:
- e-mail marketing;
- SEO e links patrocinados;
- gerenciamento de redes sociais;
- marketing de conteúdo;
- inbound marketing.
Por fim, vale destacar que é fundamental contar com os serviços de uma empresa especializada para montar um planejamento anual de marketing que esteja totalmente alinhado com suas expectativas de crescimento e visibilidade.
Gostou de aprender as 5 melhores práticas de um planejamento anual de marketing? Então, continue aprofundando seus conhecimentos e aproveite para conhecer 3 ações de marketing essenciais para a sua estratégia!