Definitivamente, a democratização da internet e das redes sociais transformou o jeito de as pessoas se comportarem e consumirem. Mais bem informados e exigentes, os clientes atuais exigiram uma nova postura das empresas. Mais do que comprar, eles pesquisam e avaliam produtos e serviços.
Diante desse cenário, quem não se adaptar corre o sério risco de fracassar. Para as marcas terem sucesso e conquistarem a confiança e a fidelização dos consumidores, é crucial que compreendam essas mudanças. Dentre os vários aspectos, é indispensável entender o .
Ao longo deste artigo, apresentamos as principais características que evidenciam os novos hábitos de quem compra pela web. Boa leitura!
Busca de informações
A internet possibilitou uma fonte inesgotável de dados e informações. Com apenas um clique, os clientes conseguem ter acesso a artigos, vídeos, comentários e muito mais.
Sendo assim, é altamente recomendável considerar as melhores formas de criar e distribuir conteúdos. Será que as suas narrativas estão alinhadas com os interesses dos seus potenciais consumidores, de forma que eles tomem uma decisão a favor da sua empresa?
Conversa com outros compradores
É preciso ter em mente que o cliente é o principal formador de opinião. Portanto, um comentário em um blog ou no Facebook pode fazer toda a diferença, para o bem ou para o mal. As experiências que as pessoas vivem são registradas o tempo inteiro e acabam ditando o ritmo do mercado.
Lembre-se de que todos esses dados trazem ideias valiosas para o negócio – seja para consertar um erro ou para avançar em uma determinada ação que gerou bons resultados.
Ferramentas de comparação de preços
Dentre as possibilidades da internet, podemos destacar as ferramentas de comparação de preços. Sem dúvidas, antes de tomar uma decisão, a maioria dos consumidores buscam esse tipo de serviço.
Apesar de as pessoas valorizarem diversos fatores, como a qualidade no atendimento e o tempo de entrega, sabemos que elas são muito sensíveis ao valor de um produto. Por isso, é vital que você acompanhe de perto os preços que estão sendo cobrados pela concorrência.
Experiência de compra no mobile
O mobile se tornou, praticamente, uma extensão do corpo das pessoas. Visto que o comportamento do consumidor online privilegia as pesquisas e as compras pelos smartphones, é primordial que as empresas tenham sites e blog responsivos, ou seja, amigáveis a todos os dispositivos móveis.
Isso aumenta as chances de compra e promove melhorias na experiência do cliente. Uma vez que as pessoas estão online em seus telefones celulares, identifique estratégias e mensagens para fisgar potenciais clientes. Pode ser, por exemplo, uma promoção exclusiva por meio do SMS ou WhatsApp.
Satisfeito com a experiência digital, o consumidor tende a se tornar um divulgador da sua marca. No entanto, o contrário também pode acontecer. Em caso de decepção em uma compra, o cliente pode fazer propaganda negativa da sua organização.
Por isso, todo cuidado é pouco. Ao avaliar o comportamento do consumidor online, sempre pense em estimulá-lo de maneira inteligente, criativa e eficaz. Tenha sempre o foco em alinhar sua venda com os interesses e as necessidades dos seus clientes. Assim, será mais fácil estimular as pessoas a fecharem negócio com a sua empresa.
Agora que você sabe mais sobre os clientes que compram pela web, é hora de colocar a mão massa e fazer acontecer. Nesse processo, não se esqueça de se atualizar. Em nossas redes sociais, estamos sempre publicando novidades e tendências do mercado online. Nos acompanhe no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!