O consumidor atual mudou radicalmente. Está mais bem informado e exigente, e isso obrigou as empresas a reinventarem as suas estratégias para atrair novos clientes. Dessa forma, as organizações tiveram que criar novas maneiras de conquistar e manter seus compradores. Por isso, o Inbound Marketing passou a ser uma ótima opção para o negócio conquistar bons resultados.
Essa metodologia refere-se a toda ação de marketing que busca atrair o interesse de um determinado público. O foco está em criar e compartilhar conteúdo voltado para uma audiência específica. O objetivo final é conquistar a permissão para se comunicar com um público específico diretamente, criando uma interação e uma relação que pode ser duradoura.
Neste texto, mostramos detalhadamente o que é Inbound Marketing e destacamos as suas vantagens para a sua empresa. Confira!
O que é inbound marketing
Inbound marketing é uma estratégia em que os consumidores, atraídos pela sua mensagem, vêm até a empresa de forma natural e espontânea. É como se fosse um ímã que atrai o cliente por meio de um conteúdo relevante e de valor. Também conhecida como marketing de atração, conta com três grandes pilares: Estratégia em Redes Sociais, SEO e Marketing de Conteúdo.
Basicamente, o conceito vem sendo aplicado há bastante tempo, mas só nos últimos anos começou a ganhar uma grande relevância. O surgimento do Inbound Marketing foi bem alinhado ao marketing digital e à relação entre internautas e comunicação online.
Com a internet e a transformação digital, o consumidor passou a ter controle de tudo que absorve nos meios digitais, certo? Por isso, nada melhor do que conquistá-lo com aquilo que ele deseja consumir.
Características do Inbound marketing
Entre as principais características do Inbound Marketing, destacamos:
- comunicação aberta: empresa e consumidor estabelecem uma interação constante e aberta;
- continuidade: a mensagem da marca é transmitida continuamente e sempre com respeito ao momento vivido pelas pessoas;
- maior engajamento: uma vez que uma relação de confiança é estabelecida, cria-se uma efetiva geração de valor ininterrupta, o que possibilita um ótimo engajamento.
Benefícios do Inbound
Em relação aos benefícios do Inbound Marketing, ressaltamos:
- alcance do público certo para a empresa;
- relação próxima com os consumidores;
- o poder de persuasão é aumentado;
- o ciclo de vendas é diminuído;
- os custos são diminuídos;
- considerável aumento do ticket médio;
- dados podem ser mensurados em tempo real.
Atratividade do Inbound
O que faz o Inbound Marketing ser tão atrativo para as empresas é o fato de ele contar com um processo de operação extremamente eficiente. Esse processo é muito simples de entender e pode ser dividido em quatro estágios:
- atrair;
- converter;
- vender;
- encantar.
Falando de forma resumida, trata-se de um processo perfeito para levar o conteúdo ideal às pessoas, no momento certo. Isso significa que utilizar essa estratégia na jornada de compra dos clientes pode trazer excelentes resultados para a sua marca.
Se você está pensando em implementar a metodologia em sua empresa, a dica é que, ao mesmo tempo em que aplica as ações, você continue estudando as práticas. Afinal, os resultados não acontecem da noite para o dia e não existe uma receita pronta ou fórmula mágica. É preciso trabalhar de forma séria e consistente.
O que achou dessas ideias? Depois de ficar por dentro sobre o que é Inbound Marketing, você agora está preparado para colocar essa metodologia em prática e começar a aproveitar os seus benefícios.
Se você curtiu este conteúdo, está na hora de entender como uma pequena empresa pode se posicionar entre as grandes por meio das estratégias do marketing digital. Não perca!