O Inbound Marketing é, sem dúvida alguma, uma das melhores estratégias dentro do marketing digital não apenas para fazer a sua empresa vender, mas também para fazer com que o seu público-alvo ame o seu negócio e seja fiel a ele.
Mas será mesmo que o Inbound é tudo isso? Será mesmo que ele oferece um bom custo-benefício?
Se você ainda duvida das vantagens que essa estratégia pode oferecer para a sua empresa, confira abaixo se vale ou não a pena!
Algumas estatísticas de Inbound Marketing
Nada melhor do que estatísticas para mostrar o bom custo-benefício que o Inbound pode oferecer para as empresas. Afinal de contas, contra fatos não há argumentos. Veja algumas bem interessantes:
- gerar leads custa 61% menos quando comparado ao marketing tradicional;
- quase 80% das empresas que possuem um blog, têm um ROI positivo;
- uma estratégia de Inbound consegue ser 10 vezes mais efetiva para converter um lead;
- marketing de conteúdo custa 62% menos e gera 3 vezes mais leads;
- ele consegue converter o dobro de leads em clientes;
- 3 entre 4 canais de Inbound custam menos que qualquer canal de marketing tradicional.
Essas são apenas algumas das estatísticas que comprovam facilmente o excelente custo-benefício que o Inbound Marketing pode oferecer para sua empresa.
Portanto, as vantagens dessa estratégia não são apenas “conversa”. Ele traz resultados reais para os mais diversos negócios.
Mais motivos para investir em Inbound Marketing
Se as estatísticas ainda não te convenceu sobre as vantagens que a estratégia de Inbound pode oferecer para o seu negócio e o do seu cliente, confira abaixo algumas outras.
Gera maior tráfego
Um dos objetivos de estar na internet é ser visto. Só que, com tantas empresas no meio online, se destacar pode ser bem difícil.
Afinal de contas, há várias que oferecem o mesmo produto que o seu ou até o mesmo serviço e, por mais que tenha um atendimento diferenciado, o consumidor não consegue perceber isso apenas fazendo uma busca no Google.
E falando em busca no Google, montar um blog e gerar conteúdo útil e de qualidade fará com que o tráfego, ou seja, o acesso ao seu site seja maior. As pessoas passarão a conhecer o seu serviço e, consequentemente, as chances de vendas aumentam.
Esse pode ser o grande diferencial da sua empresa em relação aos concorrentes!
Menor custo de aquisição por cliente
E, fortalecendo os dados já vistos, o Inbound Marketing consegue reduzir significativamente o custo de aquisição por cliente. Na prática, isso significa que a sua empresa precisa investir menos para vender.
Alcança o público certo
Quando você vê uma propaganda na TV que não é do seu interesse o que você faz? Muda de canal. É exatamente a mesma coisa que milhares de outras pessoas fazem quando passa o seu anúncio.
Isso não significa que ele seja ruim, significa que essas pessoas não estão precisando dos seus serviços. Significa ainda que você está pagando por uma publicidade que não está sendo vista e, consequentemente, não vai gerar retorno financeiro.
No Inbound Marketing esse tipo de situação não acontece — ou ocorre com pouca frequência — já que toda a estratégia é voltada para a persona. A persona é aquela que quer os serviços naquele momento, que busca por você na internet e encontra a sua empresa, e que está disposta a contratar os seus serviços.
Portanto, o Inbound Marketing faz com que a sua empresa alcance os clientes em potencial gerando maiores possibilidades de vendas.
Educa a audiência
Quer que o seu possível cliente saiba sobre a importância dos serviços que você oferece? Então, o Inbound realmente é a melhor opção para sua empresa.
Por meio de conteúdos como blog post, e-book, e-mail marketing e outros é possível mostrar os diversos benefícios que os seus serviços podem oferecer. Assim, fica muito mais fácil mostrar para os clientes porque o investimento vale a pena.
Aumenta as chances de fazer negócio
Uma das principais características do Inbound Marketing é o fato de que você vai conseguir segmentar o seu investimento. Mas o que significa isso na prática?
Significa que, ao pagar para promover a sua empresa na internet — especialmente Google e redes sociais — o seu anúncio será direcionado para quem realmente precisa dos serviços que o seu negócio oferece. Isso representa bom investimento ao contrário de algumas estratégias de marketing tradicional (também conhecido como outbound marketing).
Sua empresa vira referência
Esse é outro excelente motivo para investir em Inbound. A sua empresa acaba se tornando uma referência no mercado no qual atua.
As pessoas acabam seguindo os perfis nas redes sociais e assinando a newsletter do seu blog por causa das boas dicas que conseguem por esses meios. Com um conteúdo que seja, de fato, útil para a sua persona, elas passarão a pensar no seu negócio como uma referência em determinado assunto.
É possível mensurar resultados
Quando você coloca o outdoor na rua você sabe quantas pessoas foram atingidas por ele? Sabe quantas pessoas chegaram até você por causa dele? Infelizmente não há como medir isso, ou seja, não tem como saber se você teve um retorno do seu investimento com esse tipo de marketing.
Já no Inbound, a coisa é bem diferente, pois é possível mensurar muitas informações importantes.
Você pode saber, por exemplo, quantas pessoas abriram o e-mail que foi enviado, quantas clicaram no link, quantas compraram um produto a partir deste link. Isso vale também para as redes sociais, blog e assim por diante.
Essa é uma das grandes vantagens — talvez a principal — do Inbound. O fato de conseguir mensurar os resultados permite saber se o dinheiro está bem investido e em qual momento direcioná-lo para uma estratégia melhor.
O Inbound Marketing consegue se adaptar bem a praticamente qualquer negócio de qualquer nicho. É possível utilizá-lo nos mais diversos meios de comunicação online e falar diretamente com a sua audiência. É uma ótima forma de fazer com que as pessoas amem a sua empresa, confiem e, a partir disso, passem a fazer negócio com ela.
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