O marketing é a alma de qualquer negócio. Não foi por acaso que Steve Jobs contratou o melhor profissional da área na época, John Sculley. O marketing para empresas de tecnologia precisa ser feito e bem feito, especialmente se você vende para o consumidor final que não entende muito bem a maioria dos termos técnicos.
Mas nem sempre é fácil fazer marketing para uma empresa de TI justamente por causa da falta de conhecimento dos consumidores finais sobre o assunto.
Pode até não ser fácil, mas não é impossível. O marketing pode se adaptar facilmente à sua empresa, basta utilizar as estratégias mais adequadas.
Vejamos abaixo quais são elas e como colocá-las em prática no dia a dia da empresa!
4 estratégias de marketing para empresas de tecnologia
1. Foque em Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma estratégia bastante utilizada pelas empresas atualmente e é a melhor forma de educar o seu cliente sobre algum assunto.
Você pode fazer blog posts explicando com maiores detalhes sobre um serviço ou produto, explicando os tais termos técnicos que, normalmente, só quem é da área entende. Também pode fazer e-books, infográficos, whitepapers e casos de sucesso para converter os leitores em leads e deixá-los mais próximos da sua empresa.
2. Esteja nas redes sociais
E falando em deixar os possíveis clientes mais próximos da sua empresa, as redes sociais são ótimas para isso.
Você pode usar caixinhas de perguntas para tirar as principais dúvidas dos seus seguidores, pode fazer enquetes para saber o que eles mais querem ver nas redes e pode mantê-los informados com dicas úteis e também sobre os seus produtos e serviços.
Preciso estar em todas as redes sociais? Não. O mais importante é que o trabalho seja bem feito, que tenha constância e que engaje o seguidor. Além disso, a rede precisa se converter em vendas e, se isso não acontece, mesmo com um excelente investimento financeiro e de tempo, então pode não valer a pena.
3. E-mail marketing
Não estamos falando aqui daqueles e-mails que só servem para fazer propaganda do produto do tipo “compre agora”. Estamos falando de oferecer conteúdo útil e relevante por meio de uma boa estratégia de e-mail marketing.
Você pode construir a sua própria lista de e-mails por meio de uma newsletter do seu site ou então quando um usuário baixa um material oferecido pela sua empresa, por exemplo.
Desse ponto em diante é possível oferecer conteúdos relacionados sobre o assunto e montar uma trilha de e-mails.
Por exemplo, os conteúdos iniciais podem ser mais informativos, falando sobre conceitos, indicando um conteúdo no blog que seja interessante para quem está lendo ou um novo e-book que a empresa acabou de produzir.
Já os últimos podem fazer referência à compra de um produto ou contratação de serviços. Explicando como funciona e fazendo uma chamada final para entrar em contato com a empresa.
4. Contato personalizado
As pessoas estão bem cansadas de falar com robôs nos atendimentos, elas querem pessoas reais, que as compreendam e que realmente podem ajudá-las.
Por isso, coloque um chat disponível ou um botão de WhatsApp no seu site para que o usuário possa entrar em contato com a sua empresa da forma mais rápida possível. Você pode criar processos internos para que a conversa seja encaminhada para o setor responsável assim que o problema for identificado.
Além do site, existem também as redes sociais por onde você pode oferecer atendimento. É interessante enviar uma mensagem automática informando o tempo de resposta à dúvida do cliente. O ideal é que não seja maior que 24 horas.
O que não fazer no marketing para empresas de tecnologia?
Acabamos de dar dicas do que você deve fazer e agora vamos deixar claro sobre o que não deve ser feito.
Esperar uma queda para investir em marketing
É bastante comum esse tipo de comportamento dentro das empresas. Está indo tudo muito bem, para que fazer marketing?
Quando acontece algum tipo de crise e as vendas caem, só aí os responsáveis pensam em investir na publicidade e estar presente nos principais meios de comunicação.
O grande problema desse tipo de decisão é que pode ser necessário investir muito mais em marketing neste momento do que no início. Por exemplo, você pode começar a fazer marketing desde o início pensando em algo que dê resultados a médio e longo prazo. Quando a empresa não está indo bem terá que gastar muito mais visando resultados imediatos.
Ter uma abordagem agressiva
Atualmente, as pessoas não visam apenas a compra, mas também a experiência que isso pode oferecer. Assim, uma abordagem mais agressiva pode não dar o resultado esperado. Afinal de contas, a pressa é inimiga da perfeição.
Mesmo que você faça uma promoção arrasadora e coloque isso em todos os locais de comunicação possíveis e imagináveis, as suas vendas podem ser baixas.
Sem uma boa estratégia, dificilmente você irá conseguir bons resultados e ser agressivo não ajuda muito. Enviar diversas mensagens pelo WhatsApp, por exemplo, não vai fazer a pessoa contratar a sua empresa ou comprar os seus produtos, vai fazer ela te bloquear.
Ninguém quer ser incomodado a todo momento com ofertas e serviços. É para isso que serve o Inbound. Essa estratégia ajuda o seu negócio a estar no lugar certo e no momento certo.
Não ter o marketing como prioridade
Da mesma forma que algumas empresas só investem em marketing quando estão com problemas, outras cortam esse serviço na primeira oportunidade. Assim que ocorre uma baixa no negócio, o primeiro departamento a receber um corte é o de marketing.
Esse é um dos maiores erros, porque é justamente nesse momento que a empresa mais precisa divulgar os serviços. Por isso, pense bem antes de tomar essa decisão.
Não ter especialistas cuidando do assunto
Ter uma boa equipe cuidando do marketing da sua empresa é fundamental. Fazer marketing de qualquer maneira é perda de tempo e dinheiro.
De acordo com o resultado de uma pesquisa feita pela The Boston Consulting Group com apoio do Google, apenas 2% das empresas brasileiras conseguem aproveitar o marketing digital em toda sua capacidade!
Por isso, é de grande importância que você tenha uma boa equipe de marketing, com bons especialistas sobre assuntos específicos para a sua estratégia personalizada. Se você não tem um departamento dentro da empresa, pode contratar uma agência.
Essa é uma ótima decisão porque, além de o custo ser menor, você conta com uma equipe de excelentes profissionais cuidando da estratégia do seu negócio.
O marketing para empresas de tecnologia não precisa ser um bicho de sete cabeças. Na verdade, com uma estratégia adequada e com bons profissionais, fica bem fácil colocá-la em prática e ter excelentes resultados.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira também como construir uma excelente presença digital em apenas 5 passos!