O que antes parecia impossível se tornou realidade com a internet: negócios menores agora têm a chance de competir com os grandes. O avanço tecnológico fez com que o marketing digital para pequenas empresas fosse visto como uma boa alternativa.
As formas de fazer marketing estão se reinventando e quem não souber lidar com as novas tendências pode ficar para trás. Mas como será que isso faz sentido para pequenos empreendedores? É o que veremos neste post. Continue a leitura e confira!
Crie uma reputação
Uma das grandes vantagens do marketing digital para pequenas empresas é a possibilidade de criar uma estratégia de produção de conteúdo de valor. Isso pode ser o que uma marca precisa para ser vista como autoridade.
Conteúdos não são invasivos e se diferenciam do marketing offline — uma vez que as pessoas entram em contato com eles por interesses próprios, seja para se educar sobre algum assunto, aprender alguma coisa nova ou simplesmente ler uma notícia.
Não esqueça que aqui o foco não está no produto, e sim na experiência do potencial cliente.
Seja visto
Com mais da metade da população mundial com acesso à internet, expor um produto na rede é dar possibilidade para que todas essas pessoas o conheçam.
O marketing digital para pequenas empresas é ideal , pois permite estratégias facilmente mensuráveis, de alteração e implementação ágil. É uma alternativa menos custosa e burocrática ao marketing tradicional.
A facilidade de acesso à informação permite que as estratégias sejam mais segmentadas, afinal, entender com quem se fala facilita a compreensão de como se deve falar.
Outro fator útil é o potencial de viralização. Redes sociais, por exemplo, permitem que um número grande de pessoas conheça determinado produto de maneira rápida.
Escolha entre vários caminhos
O marketing digital é variado e, para conquistar resultados orgânicos, não é diferente. Blog posts e podcasts, por exemplo, são mais recomendados para conteúdos que são de teor expositivo ou que eduquem de determinada maneira. Vídeos são indicados para conteúdos e produtos que tenham maior apelo visual.
E-mail marketing é mais aconselhado para quem já tem um público mais estabelecido. E-books e webinars são perfeitos para um público mais cativo, enquanto infográficos funcionam bem em redes sociais mais visuais.
Propulsione seus lançamentos
Algo que não pode ficar de fora é o site institucional. É lá onde seus clientes vão, de fato, efetuar a compra do produto ou serão direcionados a ela. É importante que ele seja bem estruturado e que transmita credibilidade: afinal, é seu cartão de visitas na web.
Há também ferramentas para anúncios personalizados. O Google Adwords e o Facebook Ads, por exemplo, criam publicidade de acordo com as pesquisas anteriores e as páginas curtidas por seu público. Links patrocinados também são úteis, pois colocam sua empresa na primeira página dos mecanismos de busca.
Entender a dinâmica do marketing digital para pequenas empresas pode fazer toda a diferença no seu negócio. Uma estratégia bem aplicada é significativa para encarar empresas grandes com mais competitividade.
Lembre-se de que resultados consistentes levam tempo e não acontecem do dia para noite.
Ainda resta alguma dúvida sobre marketing digital? Quais estratégias você usa em seu negócio? Conte para a gente nos comentários abaixo!