Para se entender melhor o marketing B2B e o B2C, é necessário que o empresário primeiro saiba a resposta para a seguinte pergunta: qual é o meu público? Apenas como comparação: não dá para vender fraldas geriátricas com a mesma abordagem que se usaria para o público infantil. O produto pode até ser parecido, mas a abordagem é totalmente diferente.
Saber de forma específica quem são seus possíveis clientes vai cortar gastos financeiros e de tempo com divulgação de produtos e serviços para um público que não vai entender o seu objetivo claramente.
Pensando nisso, elaboramos um artigo exclusivo para ajudá-lo a entender melhor os conceitos de vendas B2B e vendas B2C e como eles são fundamentais para o crescimento da sua empresa com a criação de estratégias eficazes. Boa leitura!
Vendas B2B (Business to Business)
O tipo de negócio é chamado de B2B quando uma empresa tem como objetivo vender para outra empresa. Já que, geralmente, não se trata de um desejo ou motivação momentânea, esse mercado tende a ser mais duradouro e lucrativo.
No B2B as empresas compradoras (consumidores) têm como objetivo buscar uma boa relação que gere um custo-benefício interessante para o seu negócio. Nesses casos, a tomada da decisão de compra, geralmente, não está atrelada a apenas uma única pessoa.
Vendas B2C (Business to Consumer)
Já no B2C, o foco do negócio é realizar vendas para o consumidor final. Essas vendas geralmente acontecem no varejo e são motivadas pela necessidade de consumo do cliente, levando em consideração seu desejo e valor agregado do produto ou serviço.
Uma diferença importante do B2C é a fidelização de clientes, que é menor, se comparada ao B2B. Isso porque varejistas estão em constante disputa pela atenção do consumidor final no mercado, que tende a escolher o melhor preço para fazer a compra.
Portanto, o objetivo final de uma empresa com foco em B2C é conseguir captar a atenção e despertar o desejo de consumo do máximo número de pessoas.
Canais de comunicação para marketing B2B e B2C
Em termos de diferenças, em grande parte do tempo, os canais de comunicação utilizados nos dois são os mesmos, o que muda, de fato, é a linguagem e a abordagem utilizada para conversar com o público. Se lembrou das fraldas?
Sejam blogs, e-mail marketing, lojas virtuais ou redes sociais, é extremamente importante que a linguagem seja clara e se comunique bem com seu público. Definir a linguagem que será usada em cada um dos canais de comunicação é o “divisor de águas” entre o sucesso e falha de um negócio, tanto no B2B, quanto no B2C.
Conheça 5 dicas para estruturar melhor sua campanha marketing B2B
Conheça, abaixo, 5 pontos que merecem bastante atenção na hora de pensar em novas ações de marketing. Confira!
1. Pesquisa e planejamento
É necessário criar um mapa detalhado da sua estratégia. Para fazer isso será necessário uma pesquisa de público e das necessidades do seu próprio negócio.
2. Produção de conteúdo
Essa dica é muito importante na campanha de marketing digital B2B. Além de gerar credibilidade para a empresa, um bom conteúdo auxilia no engajamento e atua no campo das vendas.
3. Geração de leads
Nada mais é do que a atração de possíveis interessados no seu produto ou serviços. Pode-se conseguir isso por meio da dica 2.
4. Automação de marketing
Fazer isso vai economizar tempo da sua equipe, pois os processos recorrentes serão feitos automaticamente. Essa prática deverá melhorar a forma como a equipe de marketing vai interagir com um número cada vez maior de clientes.
5. Mensuração de resultados
“Para quem não tem destino, qualquer caminho serve”.
Saber quais são suas metas é importante. Mais relevante ainda é estar por dentro do que tem sido feito para chegar lá. Por isso, a mensuração das métricas certas é muito importante.
Esperamos que este post tenha contribuído para deixar claro a diferença entre marketing B2B e B2C. Colocando essas dicas em prática, as chances de sucesso serão maiores, com certeza.
E aí, gostou do texto? Pois aproveite, então, para expandir o assunto e conhecer nosso outro post sobre campanhas B2B no Adwords!