Uma excelente novidade tem abalado os empreendedores brasileiros: agora teremos Google Shopping grátis para todos. Isso quer dizer que não será mais necessário pagar por anúncios no Google ou alguém para fazer isso.
Nos Estados Unidos a ferramenta já era gratuita desde abril e essa novidade será aberta para todo o mundo até o final de 2020.
Vamos agora entender um pouco mais como isso vai funcionar e como você poderá usar a ferramenta para vender mais. Confira!
Por que o serviço passa a ser gratuito?
A pandemia do Coronavírus gerou uma mudança que, em alguns casos, se tornou positiva. Foi o que aconteceu aqui.
O presidente de comércio do Google explicou que o varejo já vem sofrendo problemas há anos e a pandemia deixou isso ainda mais claro. Os consumidores passaram a comprar mais online e não apenas produtos essenciais como também outros — brinquedos, roupas, suplementos e mais — assim, o comércio online está em grande expansão considerando que as lojas físicas ficaram um bom tempo sem funcionar.
Com o Google Shopping agora gratuito, as empresas, mesmo as menores, podem colocar seus produtos à venda na internet, mesmo em grande escala sem pagar por isso.
Outro bom motivo foi a concorrência de grandes empresas do varejo online como a Amazon. As pessoas podem colocar seus produtos à venda por lá sem ter que pagar pelos anúncios. Com essa novidade, certamente o Google volta a sair na frente.
Como vai funcionar o Google Shopping grátis?
Um ponto importante que precisa ser explicado. Ainda há a possibilidade de fazer anúncios pagos. Nesse caso, os produtos vão aparecer na página de resultados de pesquisa no topo. Eles serão postados de maneira gratuita e só aparecem quando o usuário clica na aba “shopping” da SERP:
Os anúncios pagos, mesmo na ferramenta, continuará aparecendo no topo e em locais destacados. A grande diferença para a versão paga é que os produtos que não pagaram por anúncio também vão aparecer na lista.
Isso beneficia não só o consumidor — que passará a ter mais opções de produtos para comprar — mas também o empreendedor, especialmente o pequeno varejista.
Como fazer para cadastrar os produtos?
Tudo será feito por meio da plataforma Google Merchant Center. Você deve fazer um cadastro caso ainda não tenha um. É importante, antes de fazer esse cadastro, conhecer um pouco mais sobre como funciona a ferramenta clicando nas abas da página (visão geral, por que o Google, soluções e recursos).
Para quem está dando os primeiros passos, não se preocupe. Em breve o Google vai lançar novidades na plataforma para tirar as dúvidas.
Haverá também uma parceria com o PayPal com a finalidade de facilitar a compra e o pagamento para as empresas, integrando tudo em um único lugar. Isso já acontece com outros parceiros do Google como o Shopify.
Uma novidade incrível não é mesmo? Ter o Google Shopping grátis para colocar seus produtos e serviços na maior plataforma de pesquisa do mundo é algo que, sem dúvidas, ajudará o seu negócio.
Confira também o nosso eBook com 7 Passos para Preparar um Site Vendedor!