Você sabia que o inbound é uma das melhores maneiras de construir uma boa presença online? Neste texto, você vai ver algumas ações de inbound marketing para turbinar a sua marca.
E o que é o método inbound? Trata-se de uma maneira de fazer com que as pessoas busquem a sua empresa, e não o contrário. A marca agrega valor para o público e gera autoridade: ganhando alguns pontos com o cliente.
Uma das grandes vantagens desse tipo de campanha impacta diretamente no seu bolso, uma vez que essa estratégia tem foco no crescimento orgânico. Ela pode ter ajuda de anúncios, mas eles não são essenciais, sendo um custo a menos no orçamento.
Ao longo deste texto, você vai descobrir como isso pode ser feito. Acompanhe!
1. Crie uma persona
A persona é a síntese do seu cliente. Nela, você reúne informações sobre formação, cargo, rotina, hobbies, objetivos, problemas e por aí vai. O termo se difere do conceito de público-alvo porque as informações são específicas e pessoais.
E qual é a utilidade da persona? Imagine que você tenha uma empresa de pequeno ou médio porte, focada em soluções para certos clientes. A persona revela como vai ser construído o tom de voz da sua marca na hora de entrar em contato com esse público.
O tom de voz, por sua vez, contribui para que a linguagem e a comunicação sejam de qualidade. Isso não só fideliza o cliente, como contribui para que ele se torne um divulgador da sua marca.
2. Pesquise palavras-chave
Digamos que o seu cliente esteja passando por uma dificuldade específica. Uma das primeiras ações que se faz ao enfrentar um problema é aprender mais sobre ele, certo? Nesse momento, mecanismos de busca como o Google são importantes.
E o que vai ser digitado no campo de busca? Uma palavra-chave. Ou seja, termos que resumem a dúvida que uma pessoa tem ou a solução que procura. Você precisa conhecê-las para saber quais conteúdos são mais relevantes ao seu público.
3. Produza conteúdo
O conteúdo é a moeda de troca da web. Por meio dele, sua empresa agrega valor para a persona, solucionando uma dúvida e gerando autoridade. Os conteúdos podem ser feitos em blogs e/ou vídeos e postados na web. Eles são localizados por meio das palavras-chave, que devem ser inseridas estrategicamente no material.
4. Crie landing pages
As landing pages, ou páginas de captura, são construídas para transformar um visitante em lead e o fazer avançar ao longo da jornada do consumidor. Sua empresa oferece um material rico, como um e-book informativo, em troca de informações que são preenchidas em um formulário.
5. Use o e-mail marketing
Assim que o seu visitante preenche a landing page, seu time tem acesso ao endereço de e-mail dele. A partir daí, é possível explorar uma estratégia de e-mail marketing, intensificando o contato e tornando a sua empresa uma parceira, não apenas uma prestadora de serviço.
Como você viu, investir em ações de inbound marketing pode ser uma ótima forma de criar um canal de comunicação com os clientes e ainda aumentar a sua presença na web. Lembre-se que é importante que a campanha seja colocada em prática junto com outras ações de marketing: nunca isoladamente.
Se você nunca elaborou uma estratégia de inbound, o ideal é entrar em contato com uma agência especializada no assunto, garantindo que tudo vai ser feito do jeito certo.
E aí? Quer começar a sua campanha da melhor maneira possível? Então, entre em contato com a gente!