Seus posts têm muitas curtidas, mas não dão resultado, ou seja, o mais importante não acontece: o seu trabalho não se transforma em vendas. A causa pode ser a falta de engajamento nas suas redes sociais.
Mas o que é esse tal de engajamento? É, basicamente, o relacionamento que os seus seguidores têm com a marca. Isso quer dizer que eles se envolvem efetivamente com o seu trabalho, que eles gostam da sua empresa.
Assim, a falta de engajamento pode ser um problema, pode ser justamente o motivo pelo qual as suas redes sociais não estão dando os resultados desejados.
Vamos agora falar um pouco mais sobre o assunto para que você possa entendê-lo melhor. Confira!
O que é engajamento?
O engajamento é a interação, o envolvimento que os seus seguidores têm com a sua empresa nas redes sociais.
Eles marcam outros amigos na postagem, compartilham essas postagens, respondem à sua caixinha de perguntas, participam das enquetes, das lives, comentam nas fotos e assim por diante.
Eles querem participar da sua empresa de alguma forma, eles gostam do trabalho que ela faz e, por isso, participam tanto.
Naturalmente, os usuários passam a amar a sua empresa e a fazer negócio com ela. Esse engajamento gera confiança e melhora a experiência de compra.
O que gera falta de engajamento?
Para gerar engajamento nas suas redes não basta saber o que fazer. É preciso saber também o que não fazer.
Por isso, listamos abaixo quais os principais motivos da falta de engajamento nas suas redes sociais. Leia com atenção e analise se consegue identificá-los na sua estratégia de marketing.
1. Conteúdo irrelevante
O seu conteúdo é realmente relevante, ou seja, ele realmente ajuda de alguma forma o seu seguidor? É aquele conteúdo que ele salvaria ou colocaria em prática se pudesse?
Por exemplo, digamos que você seja uma empresa de tecnologia que vende softwares de gestão para restaurantes. Que tal mostrar porque esse software é relevante? Como ele vai ajudar o cliente no dia a dia da empresa? Como esse software pode melhorar algum processo interno?
É interessante também fazer vídeos com gravação de tela mostrando que o seu produto é fácil e simples de usar. Que qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento sobre o assunto é capaz de operar o software sem grandes problemas.
2. Falar apenas do seu produto ou serviço
Esse é um grande erro de boa parte das empresas. Elas ainda estão funcionando com base no antigo marketing.
Não seja egocêntrico e não fale apenas da sua empresa, dos seus serviços ou produtos. Pense no que a sua persona quer, quais são as maiores dificuldades dela no dia a dia, do que é que ela mais precisa.
Tomando como exemplo a mesma empresa de TI acima, que tal dar dicas de como fazer uma boa gestão do restaurante? Gestão financeira, de estoque, administrativa e assim por diante.
É interessante que o conteúdo postado esteja relacionado de alguma forma com a sua empresa, mas não precisa falar apenas sobre ela, entende?
3. Não ter uma persona
Se você não sabe para quem cria o conteúdo, então está dando um tiro no escuro. Ou então, está atirando para todos os lados e, “se rolar, rolou”.
Mas no marketing, especialmente nas redes sociais, não é bem assim que funciona. Não desperdice os seus esforços e o seu dinheiro criando conteúdo para pessoas que não têm interesse no que a sua empresa tem a oferecer.
Para facilitar esse processo, criar uma persona é essencial. Entenda que, quem está do outro lado da tela também é uma pessoa como você. Escreva para pessoas e não com foco total no algoritmo da rede social.
4. Não participar ativamente da rede
Quando se trata de redes sociais o “venha a nós o vosso reino” não funciona muito bem. Da mesma forma que você quer que os seus seguidores participem da sua rede, você também precisa participar da deles.
Comente as fotos, responda às perguntas, participe das lives, enfim, faça tudo o que você faria em uma rede social pessoal.
Entenda que você está em uma rede social e essa ferramenta foi feita para gerar relacionamentos. Assim, apenas postar o conteúdo e não participar de fato dela acaba sendo um dos maiores problemas da falta de engajamento.
5. Excluir críticas e reclamações
Essa é a pior coisa que você pode fazer numa rede social. Fingir que nada aconteceu não é a melhor opção em uma época de prints na tela do celular.
Fica parecendo que a sua empresa não tem a menor intenção de resolver a pendência e que isso vai acontecer com outras pessoas também. E o que fazer numa situação como essa? Quando alguém reclama do seu atendimento, produto ou algo do tipo?
Simples: seja responsável e trate o cliente como gostaria de ser tratado.
Você pode explicar ali mesmo as soluções que serão tomadas, pode também responder falando que entrou em contato inbox ou pedindo um meio para falar com o usuário. Deixar um pedido de desculpas também é importante.
6. Exagerar no número de postagens
Outro erro muito comum de iniciantes ou de quem não entende bem como as redes funcionam. Postar diversos conteúdos achando que isso é a melhor opção é um erro.
Existe um número fixo de posts que devemos fazer por dia? Não, não tem.
No marketing digital tudo funciona por meio de testes e é exatamente isso que você vai fazer com as suas redes sociais.
No Instagram, por exemplo, você pode começar com duas postagens por dia nos horários em que há maior número de seguidores online. Se você sentir que essa estratégia não está dando certo, tente reduzir a um post por dia e veja o que acontece.
7. Postar a qualquer hora
Existem alguns números — também chamados de métricas — que são oferecidos pelas redes sociais. Um deles nos ajuda a descobrir em quais horários do dia a maior parte dos nossos seguidores estão online.
É muito importante que você saiba quais são eles para postar justamente nesses momentos.
Quanto mais gente ver o seu conteúdo, é muito mais provável que aumente também o engajamento. Por isso, fique de olho nas métricas.
Você achou aqui algum ou alguns dos motivos para a falta de engajamento do perfil da sua empresa? Então, é melhor começar a trabalhar na melhoria disso e eliminar os erros.
Se você não entende muito sobre o assunto ou não tem tempo para lidar com isso, a melhor opção é contratar uma empresa que tenha especialistas no assunto. Ela poderá monitorar de perto as suas redes, traçar novas estratégias e melhorar consideravelmente a falta de engajamento.
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