Para que seu negócio cresça e tenha sucesso, as ações de marketing são fundamentais, pois visam formar uma clientela fiel e satisfeita. Apesar das estratégias de Inbound Marketing serem muito importantes, se enganam aqueles que pensam que esse trabalho é simples, pois vários profissionais no mercado encaram essas ações de forma errada ou pouco efetiva.
O porquê disso é um tanto quanto simples: as pessoas não utilizam estratégias eficazes que geram bons frutos no ambiente digital. Assim sendo, entenda que ao falar de marketing digital, o termo “estratégia” é sinônimo do Inbound Marketing!
No texto de hoje, falaremos mais a respeito dessas estratégias, a fim de ensinar a planejar melhor e emplacar o seu negócio com ações que geram resultados satisfatórios. Boa leitura!
Entenda o que é Inbound Marketing
Trata-se de um conceito de marketing que tem como objetivo traçar estratégias efetivas para a geração de leads, que só podem ser obtidas por meio de tráfego intenso de internautas em blogs e sites. A grande sacada do Inbound Marketing é que ele não visa convencer o seu público a comprar algo, mas sim em conquistar o seu interesse, de modo a aumentar confiança na marca.
Confira as estratégias mais efetivas
Existe um processo muito eficaz no Inbound Marketing e que merece a sua atenção. Trata-se de uma espécie de passo a passo para fazer a coisa funcionar. Entenda como ele funciona abaixo.
Defina o seu objetivo
Inicie com algo simples. Trace metas e objetivos palpáveis para serem alcançados em um determinado período.
Identifique o seu público-alvo e estabeleça uma persona
Não basta conhecer o seu público, é necessário que você se mantenha atualizado com relação a ele. Portanto, trate de estabelecer um plano de ação que consiga identificar todos que precisam dos seus produtos ou serviços, pois essas pessoas retornarão leads qualificados para o seu negócio.
Conheça e entenda do ambiente onde o seu público está presente
Pesquise e descubra os canais de comunicação em que seu público se encontra, ou melhor dizendo, onde eles mais interagem. Comece pelas redes sociais, como Facebook e LinkedIn, para em seguida se aprofundar em grupos, páginas e fóruns.
Atraia pessoas
Essa etapa, talvez a principal, trata do primeiro passo para que sua estratégia de Inbound Marketing seja efetiva, com uma geração de tráfego qualificado para o seu negócio.
Conheça alguns fatores e ferramentas que contribuem para o sucesso da sua estratégia de Inbound Marketing
Utilizar um conteúdo relevante
Podendo ser feito por meio de um site ou blog, é aqui que você compartilhará seus conteúdos exclusivos com o público. Os posts devem ser interessantes, informativos ou mesmo sobre a sua marca, a fim de despertar a curiosidade do leitor e gerar leads.
Fazer e-mail marketing
Além de utilizar o e-mail marketing, deve-se cuidar para que seu serviço tenha qualidade e conteúdo apropriado. É fundamental tomar cuidado para que ele não seja confundido com spam pelo usuário.
Estar presente nas redes sociais
É importante construir uma imagem poderosa da sua marca nas redes sociais, fazendo uso não apenas de conteúdos interessantes, mas também de ações de impulsionamento de páginas, como o Google Adwords e afins.
Abusar das técnicas de SEO
O Search Engine Optimization reúne diversas técnicas que visam melhorar a acessibilidade do seu site, assim como melhorar os resultados nos buscadores da web.
Analisar os resultados
Por fim, tratando-se de um processo muito complexo e de altíssima relevância para os resultados do seu negócio, além da aplicação manual, pode ser interessante que você considere trabalhar com uma agência de marketing. Agora você já é capaz de começar a atuar e montar uma estratégia de Inbound Marketing, de fato, mas uma agência deve oferecer soluções mais concretas, experiência e equipes exclusivas para ajudá-lo a alcançar bons resultados.
E ai, gostou do texto? Pois aproveite , então, para complementar o assunto e conhecer nosso outro artigo sobre 3 ações de marketing digital essenciais para sua estratégia!