Um site de sucesso é muito mais do que uma “carinha bonita”, no qual só a parte estética importa. Ela também é essencial, mas quando falamos em um canal de comunicação eficiente que, além de conseguir cumprir todos os objetivos de conversão, vendas, captação etc, ainda ofereça uma excelente experiência ao usuário, torna-se necessária também a otimização de outros pontos — e, para isso, utilizamos a análise de site.
“Mas quais itens precisam ser observados para verificar se meu site apresenta um bom desempenho?”, você deve estar se perguntando. Falaremos isso a seguir, basta acompanhar a nossa lista!
Velocidade de carregamento
Se você tiver desistido de navegar em um site por causa da “lentidão”, saiba que não está sozinho! Segundo dados levantados pela Akamai, 40% dos consumidores não aguentam esperar mais de 3 segundos pelo carregamento de uma página.
A baixa velocidade de atualização não só traz uma péssima primeira impressão da empresa para o usuário, como também afeta o ranqueamento do site no Google, o que não é nada bom para um negócio que almeja visibilidade.
Assim, é importante fazer uma análise minuciosa da agilidade no carregamento para exibir produtos, imagens, mudar de página, entre outros. Atualmente, já há várias ferramentas gratuitas que lhe ajudam nisso, como o PageSpeed Insights, disponibilizado pelo Google, e o Web Page Test.
Pontos de conversão
Os pontos de conversão do seu site são bem planejados? A sua landing page está captando o número esperado de leads e clientes? E quanto ao CTA das suas publicações? Está trazendo os resultados esperados? Para responder todos esses questionamentos, o mais ideal é que você tenha conhecimento sobre a taxa de conversão do site.
Ela é uma métrica muito utilizada por profissionais de marketing e tem como função principal a mensuração dos resultados de conversão das demais estratégias na empresa, para ter certeza se seu invertimento realmente está valendo a pena.
Para fazer o cálculo da taxa de conversão, basta coletar o número de acessos na página e dividi-lo pelo número de conversões, em determinado período.
Usabilidade em dispositivos móveis
Segundo dados da 37ª edição do Webshoppers, em 2017 o uso de dispositivos móveis para compras online cresceu significativos 27,3%. Isso mostra como os consumidores têm começado a comprar mais por meio do mobile.
Nesse contexto, a otimização do site por meio do mobile já é algo indispensável para aumentar o número de captação de clientes e, consequentemente, melhorar os resultados do negócio. Ferramentas como Teste Meu Site e o Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis, disponível pelo Google, podem ajudar a analisar se seu site é compatível com smartphones.
A análise de site é algo crucial para identificar os pontos fortes e fracos da sua página profissional em comparação com seus concorrentes. Portanto, não deixe de checar todos os dados e itens listados e, caso seja necessário, faça as devidas alterações a fim de potencializar seus resultados!
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