Você sabia que existem muitos fatores que interferem na hora de conseguir engajamento nas redes sociais? Lidar com essas variáveis pode definir boa parte do sucesso do seu empreendimento.
O engajamento é determinado pelo número de interações que o público tem com a sua empresa em um determinado prazo. Se for alto, revela a construção de um relacionamento positivo com o consumidor. Se for baixo, uma necessidade de melhoria na empresa.
É importante considerar que o engajamento não pode ser buscado de forma isolada. O ideal é que ele faça parte de uma estratégia ampla e completa de marketing, fazendo uso de diversas ações, plataformas e técnicas.
Mas afinal, quais são os maiores erros de engajamento nas redes sociais? Vamos responder essa pergunta ao longo do texto. Confira!
1. Falta de frequência nos posts
Boa parte das plataformas de audiência na web valorizam a regularidade, e com as redes sociais não é diferente. Afinal, de que adianta tentar construir um público fiel se não há publicações suficientes para isso?
2. Falta de relevância nos conteúdos
Os propósitos de uma rede social são simples — gerar valor, contribuir para a resolução de problemas do público e interagir com os clientes. Se você produz conteúdos que não atendem a esses critérios, eles passarão despercebidos.
E como saber se o material é relevante? A própria rede social vai trazer essa resposta. Os comentários servem como um ótimo termômetro para medir o nível de satisfação dos posts e da marca como um todo.
3. Falta de investimento em anúncios
Desde 2014, as mudanças no algoritmo do Facebook fizeram com que o alcance orgânico fosse reduzido consideravelmente. E tem uma razão muito importante por trás disso — o Facebook está mais competitivo. E o que isso significa?
Na prática, que as pessoas estão postando muito mais, fazendo com que a audiência fique mais disputada. A boa notícia é que o investimento em anúncios pode solucionar isso, já que posts impulsionados têm um alcance maior.
4. Falta de direcionamento
O Facebook é uma plataforma muito concorrida, por isso, é uma falha grave produzir posts sem direcionamento algum. O ideal é definir um nicho de mercado e um público-alvo que corresponda a esse nicho.
5. Falta de planejamento da jornada de compra
Muitos empreendedores tentam crescer na rede sem ter um processo definido de compra. O grande problema é que a falta de uma jornada planejada pode fazer com que seu investimento não atinja um retorno financeiro satisfatório.
O processo de compra é como qualquer outro — tem começo, meio e fim. Procure direcionar o seu público em um processo bem-feito de marketing, estudando as formas de conseguir visitantes, leads e clientes.
Conseguir engajamento nas redes sociais, como você pôde ver, exige um certo estudo, planejamento e prática. Não é um bicho de sete cabeças, mas também não acontece do dia para noite. Se você ainda tem dúvidas sobre como começar na hora de conseguir engajamento, o ideal é procurar por uma agência especializada. Assim, você conta com profissionais experientes em todas as fases desse processo.
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