Além dos casos de spam, a expansão da tecnologia e nos veículos de comunicação nos levou a questionar se o e-mail marketing funciona ou permanece relevante nos dias de hoje. Enquanto muitos acreditam que não, os números ainda provam a eficácia da estratégia.
Sabemos que isso pode parecer estranho, mas, na verdade, o e-mail ainda é muito utilizado, principalmente porque somos “obrigados” a tal, de modo que precisamos dele para nos conectarmos a quase tudo na internet nos dias de hoje.
Talvez esse vínculo, somado a alguns outros fatores, acaba mantendo as pessoas em contato com o serviço de e-mail. Fato é que o sistema ainda é super utilizado em todo o mundo, com tendência de crescimento para os próximos anos.
No texto de hoje, você entenderá porque o e-mail marketing funciona, por que você deveria aplicá-lo e por que o e-mail é uma das mídias mais valiosas para o relacionamento com clientes. Boa leitura!
Tipos de e-mail marketing
Para entender por que o e-mail marketing funciona, é necessário começar falando sobre os tipos diferentes de e-mails que podem ser enviados. É importante definir com antecedência qual tipo usar, quando, qual horário, qual linguagem e conteúdo de cada um deles. As pessoas utilizam o e-mail, mas os comportamentos são variados. Então, algumas estratégias serão mais eficazes que outras em determinados casos. Confira os modelos mais comuns abaixo:
- newsletter – conteúdo novo, recém-lançado e relevante para a persona;
- promocional – aviso de promoções e descontos para a base interessada;
- boas vindas – primeiro passo pós conversão de lead e apresentação do seu conteúdo e da sua marca;
- e-mail transacional – usado para dúvidas e respostas, feedbacks relacionados a produtos e pagamentos, logo é mais comumente utilizado por e-commerces.
Seu objetivo em comum, porém, ainda é estabelecer um canal de relacionamento com o usuário. Não se trata da venda aqui, trata-se de nutrir, educar e informar o seu cliente da melhor forma possível!
Motivos para ainda utilizar o e-mail marketing
O e-mail marketing funciona, e existe uma série de vantagens que podem ser listadas para ajudá-lo a compreender isso. Separamos algumas delas abaixo. Não deixe de conferir!
Maior retorno sobre investimentos
Facilita o controle sobre os investimentos, uma vez que empresas abusam do e-mail marketing para comunicar promoções e suas novidades. Portanto, torna-se possível classificar uma ação como boa ou ruim para o negócio.
Retenção de clientes
O e-mail marketing funciona, pois permite que você mantenha contato com o usuário de modo constante. Se o conteúdo atrair atenção, pode resultar em um novo cliente. Caso contrário, pode encontrar outras formas mais efetivas de se comunicar com ele.
Gera mais valor à marca
Torna mais pessoal o contato da empresa com o usuário, podendo ser personalizado e mais segmentado de acordo com um público. Essa prática, se bem-feita, melhora o engajamento com o cliente.
Interação multicanal
Além de agregar valor, a prática do e-mail marketing consegue redirecionar a comunicação da sua marca para diferentes canais, como o Whatsapp, as redes sociais ou até mesmo o envio de SMS.
Ajuda a conhecer melhor o seu público-alvo
Por não se tratar de spam, são as pessoas que se cadastram para receber o seu conteúdo. Ou seja, são elas que dão o aval para que você atue em suas caixas de e-mail, facilitando o descobrimento do público ideal, assim como as práticas adotadas.
Segmentação do envio
É possível segmentar mensagens e tipos de conteúdo de acordo com o público, separados por faixa etária, sexo, interesse, entre outros parâmetros.
Por fim, é importante destacar que não é recomendado ao empreendedor comprar uma base de contatos de qualquer fonte. Além de ser menos efetivo, trai a proposta do e-mail marketing, como um todo, de conquistar a confiança do cliente por livre e espontânea vontade, podendo gerar resultados contrários so que haviam sido projetados.
Portanto, acreditamos que já deve ter ficado claro que o e-mail marketing funciona. Você já pode, então, começar a traçar as próprias estratégias para o seu tipo de negócio e aprofundar-se no assunto!
E ai, gostou do texto? Aproveite, então, para conhecer alguns dados interessantes sobre a prática do e-mail marketing, a fim de complementar o assunto!