Poucos assuntos despertam tanto a curiosidade dos empreendedores brasileiros quanto o marketing digital. Por mais que se prove que é um investimento necessário, muitos ainda têm a dúvida: apostar em uma agência de marketing digital ou admitir funcionários responsáveis por isso?
Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, e cabe a você analisar as alternativas e decidir qual é a mais adequada para seu negócio.
Se quer entender melhor sobre o assunto, continue a leitura!
Quando devo investir em um time interno?
O melhor momento para investir em um time interno é quando o empreendimento já está estabelecido no mercado, com uma forma de marketing consistente. É muito mais fácil transferir estratégias que já funcionam do que estruturá-las do zero.
A vantagem de trazer talentos desses setores para a empresa, além da proximidade física, é o controle e a confidencialidade das informações. As ações para conseguir mais leads, por exemplo, serão conhecidas pelos seus próprios funcionários.
Dessa forma, optar por ter uma equipe interna resulta no investimento em pessoas que carregam o nome da sua marca. Por isso, é de grande responsabilidade e os funcionários devem ser escolhidos com cuidado.
Quando devo investir em uma agência de marketing digital?
Agências são ideais para pequenos e médios empreendedores. E por quê? É muito difícil iniciar uma estratégia interna de marketing do zero quando um empreendimento está dando seus primeiros passos. Demanda adaptação, especialização, busca por talentos que tenham domínio de vários assuntos, e muito tempo.
Essa é a vantagem básica da agência: a economia de tempo. A estratégia fica nas mãos de profissionais prontos para planejar e pôr em prática técnicas já testadas no mercado, com o traquejo de quem já fez isso várias vezes antes.
O foco da agência é no sucesso do negócio. Assim fica mais fácil que a empresa se concentre no seu core business, os pontos fortes do negócio. Além de não ter todos os gastos com encargos trabalhistas, é uma aposta dentro das diversas opções de investimentos, e alguns saem bem em conta!
Afinal, qual é a melhor opção?
No geral, agências são recomendadas quando a empresa está pegando impulso, e o time interno, quando ela já alçou voo. Entretanto, terceirizar o marketing digital da empresa é deixar que profissionais com mais rodagem cuidem disso para você. Iniciar uma equipe do zero demanda muita energia, o que ainda pode levar o seu empreendimento a se desviar dos objetivos do marketing.
Uma alternativa interessante é aliar os dois métodos por meio de uma consultoria. Nesse caso, a agência instrui sobre como a estratégia deve ser feita, e a equipe interna executa. Ou manter um departamento de marketing que trabalhe junto com a agência, criando trabalhos conjuntos.
Caso opte pela agência de marketing digital, não se esqueça de pesquisar bem sobre estratégias, segmentos, cases, tempo de mercado, etc. Agências menores costumam ter um trabalho mais nichado e minucioso, enquanto agências maiores são mais familiarizadas com uma grande capacidade de produção.
E se quiser saber mais sobre como criar uma estratégia diferenciada no mercado por meio de uma empresa especializada, entre em contato com a gente! Até a próxima.