Você sabe como funciona o inbound marketing para empresas? Se você já tentou divulgar uma marca na web, certamente já ouviu falar desse termo. E não à toa — trata-se de um dos tipos de estratégia mais eficazes que existem.
Neste post, você vai ver o que é inbound marketing, quais são os desafios mais comuns e como lidar com cada um deles. Preparado? Então, vamos lá!
O que é inbound marketing?
Imagine que você tenha uma empresa e decida divulgá-la na web. A construção de um site institucional é um bom começo, mas ainda não é o suficiente para conseguir um bom público.
E como atrair potenciais clientes? O inbound marketing surge para responder essa pergunta. O termo “inbound” significa “entrada”, ou seja, é a ideia de trazer os clientes até você, e não o contrário.
Isso pode ser feito por meio da geração de valor e produção de materiais úteis. É aqui que o inbound marketing se relaciona com o marketing de conteúdo — encontrando formas de agregar informações e transmitir autoridade.
Quais são os desafios mais comuns do inbound marketing?
Executar uma boa estratégia de inbound nem sempre é uma tarefa fácil. É comum se deparar com vários desafios no caminho. A seguir, listamos alguns!
Falta de tempo
O inbound marketing envolve diversas tarefas importantes, como planejamento, criação do funil, otimização da persona, pesquisa de mercado, produção de conteúdo e por aí vai. Tudo isso demanda tempo para ser feito com qualidade.
Digamos que você tenha um blog ligado ao mercado que a sua empresa atua. O trabalho não termina quando você consegue visitantes — é necessário torná-los leads, seguindo um ciclo de vendas até que se tornem clientes.
A melhor maneira de lidar com a falta de tempo é com organização. Nesse caso, delegar tarefas, criar metas e desenvolver um calendário editorial são tarefas importantíssimas.
Resultados demorados
Os resultados do inbound marketing não surgem do dia para a noite. É essencial dimensionar a sua estratégia a longo prazo, com uma projeção de ROI positiva a partir de alguns meses de campanha.
Além disso, procure fazer com que a sua estratégia seja social friendly. E o que isso significa? Na prática, que os seus conteúdos devem ser bem integrados às redes sociais para gerar engajamento e compartilhamentos.
Dificuldades em gerar conteúdo relevante
Existem vários fatores que fazem um conteúdo se tornar relevante no Google. O ideal é que o post responda uma dúvida ou resolva um problema. No entanto, para que o Google indexe a página aos primeiros resultados, é importante fazer um bom trabalho de SEO.
Em linhas gerais, o SEO é uma forma de otimizar as páginas para que se tornem relevantes ao algoritmo do motor de busca, aprimorando elementos como backlinks, extensão do texto, número de palavras, escaneabilidade, experiência mobile e por aí vai.
O inbound marketing para empresas, como você viu, é excelente para conquistar novos clientes e construir uma presença na web. Se você não tem experiência com estratégias de inbound, o ideal é contratar uma agência versada no assunto.
Desse modo, você passa a contar com a ajuda de profissionais especializados e experientes para vencer os desafios do inbound e fazer uma estratégia de qualidade.
E você? Quer começar a sua campanha com a ajuda de profissionais que realmente entendem do assunto? Então, entre em contato com a gente!