Entenda o conceito de Data Driven e como pode ajudar a sua empresa.
Atualmente, é propagado por aí que os dados são o novo petróleo, pois:
Dados são valiosos, necessários e, daqui a algum tempo, obrigatórios se você deseja ter resultados consistentes através de decisões assertivas, consequentemente.
Ou seja, saber hábitos de consumo do seu cliente ideal, performance de página, melhores canais de captação de Leads, dentre outros exemplos.
Numa visão maior das coisas, você pode ter acesso a vários tipos de dados. Conteúdos densos e tudo muito útil para as suas estratégias de negócio.
Mas o excesso de informação é o oposto de conhecimento, e consequentemente, pode levar a decisões erradas.
Portanto, é preciso saber separar, classificar e organizar gigas e gigas de dados para a tomada de decisão.
E é exatamente aí que entra o conceito de Data Driven.
O que é Data Driven
Imagine que você tenha um aglomerado de dados, tudo junto e misturado. Esta é a Big Data, onde estão todos os dados coletados a partir da sua plataforma, site ou outro lugar onde seus clientes interagem.
Agora, para interpretar e transformar esses dados em insights úteis para a sua empresa, é preciso ferramentas e uma metodologia bem estabelecida para traduzir isso. É o que chamamos de Data Driven.
Com esta metodologia, é possível prever tendências, antecipar problemas, saber mais do comportamento do consumidor e muito mais.
E como o Data Driven lida com a LGPD?
A LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados, que evita empresas de invadir a privacidade dos usuários, impedindo a coleta de dados mais pessoais (e-mail, número de telefone, endereço, etc).
Mas mesmo sem a coleta desse tipo de dado, é extremamente vantajoso ter o Data Driven como cultura, já que mesmo com a LGPD ainda é possível coletar informações valiosas sobre o seu consumidor.
Ou seja, se atente ao que for possível coletar de dados, sempre com o consentimento do usuário.
Data Driven no Marketing
Por meio de uma empresa Data Driven ou um profissional capacitado, você pode ter insights valiosos para a sua estratégia de Marketing.
Por exemplo, em campanhas de Facebook Ads ou Google Ads, você pode tirar vários tipos de informações, como custo por clique, quantos cliques, tipo de público, etc.
Mas na cultura Data Driven, a interpretação desses dados é mais profunda, que pode definir a segmentação correta de público, o tipo relevante de conteúdos, onde os consumidores estão, e muito mais.
Essa interpretação completa e objetiva dos dados poupa tempo, investimento e decisões erradas. Faz com que você se aproxime do cliente ideal, conduza campanhas cada vez mais lucrativas e organize bem os dados coletados.
O Data Driven também pode ser implementado em outras áreas da sua empresa, como por exemplo, a área financeira e RH.
Você pode estabelecer um padrão orientado a informações concretas e seguras. Pode ser um perfil baseado nos consumidores mais compradores. Ou mesmo o perfil dos principais funcionários, para uma contratação mais assertiva, por exemplo.
A cultura Data Driven é útil em qualquer área da sua empresa, já que lida com fatos e não achismos e intuição.
Por que investir em Data Driven?
É bem possível que as empresas ainda postergam o trabalho específico de Data Driven por conta das ferramentas mais tradicionais de feedback (no próprio Google Analytics, Data Studio, Facebook Ads, etc).
Por mais completas e úteis que essas ferramentas sejam, que a Machine Learning e Inteligência Artificial sejam eficazes, é sempre bom contar com a interpretação humana, como profissionais de Data Driven.
Afinal, quem toma as decisões mais complexas e importantes são as pessoas que comandam os rumos e estratégias da empresa.
E também, lembre-se da antecipação de tendências.
Por exemplo, se no início da Pandemia, onde as mudanças aconteceram de forma drástica, você já tivesse mecanismos e pessoas para ajudar na tomada de decisões. Sua reação àquele novo normal seria mais rápida e eficaz.
É isso que o investimento em Data Driven proporciona:
- a resposta rápida;
- a antecipação de problemas;
- a independência em relação a circunstâncias exteriores;
- melhorias de produtos ou serviços de acordo com o comportamento do mercado e do seu consumidor;
- Planejamento eficaz e baseado em fatos concretos e científicos.
O investimento em Data Driven não será mais um “luxo”, e sim uma função obrigatória para empresas que planejam crescer.
Como contratar o melhor serviço de Data Driven de acordo com minhas necessidades?
Primeiro, você precisa identificar suas principais necessidades e erros na interpretação de dados e na tomada de decisões.
Suas estratégias estão de acordo com os relatórios de dados passados a você?
Você tem uma equipe especial para a interpretação de informações?
Qual é o seu momento agora para investir?
Todas estas perguntas são primordiais para entender o seu atual momento e o quão preparado e necessitado você está para adquirir serviços de Data Driven.
Se identificou e acha que suas decisões precisam ser mais embasadas em dados? Entre em contato com a Engrena Web e solicite o seu orçamento.
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