Você sabe o que fazer para otimizar a conversão de leads na sua estratégia de marketing? De forma geral, os leads são as oportunidades de venda para sua empresa. Por isso, é essencial contar com um processo de qualificação e conversão eficiente e otimizado.
Neste post, você verá quais são as melhores práticas para fazer essa otimização, como cada uma funciona, além de algumas dicas sobre como implementá-las na sua empresa. Preparado? Então, vamos lá!
1. Crie CTAs atrativos
A CTA é uma sigla em inglês para “chamada para ação” e tem como objetivo estimular o visitante a um ato específico, como fazer o download de um material rico ou se inscrever em uma newsletter. É um elemento muito comum nas estratégias de inbound.
Sabe quando você está lendo um blog post e vê algo como “deixe um comentário” ou “leia nosso outro post”? Então, isso é uma CTA. Em alguns casos, a CTA leva o visitante para uma landing page, como você verá no próximo tópico.
2. Elabore boas landing pages
As landing pages, ou páginas de captura, são o lugar onde o visitante faz o download de um material rico. Geralmente, dispõem de formulários onde o público insere as informações em troca de conteúdos.
Para que uma landing page seja eficaz, você precisará de visitantes com um bom interesse no assunto. Do contrário, sua taxa de conversão será baixa. E como fazer isso? A resposta começa pela CTA. Se a sua promessa for maior do que a oferta, o lead terá pouco interesse no material rico e não continuará a jornada com sua empresa.
3. Realize testes A/B
Os testes A/B conflitam duas variações da mesma página para encontrar os elementos que a fazem funcionar melhor. Pode ser o texto, formulário, design, cores e por aí vai. O que vale é descobrir a melhor solução para a conversão.
Essa é a melhor forma de abandonar os achismos e saber o que realmente converte. Por isso, procure aplicá-lo nas páginas mais importantes, isto é, as que realmente influenciam na hora da conversão.
4. Entregue conteúdo relevante
O conteúdo é uma das moedas de troca mais importantes da web e um dos motores de qualquer estratégia de inbound. No entanto, tenha em mente que não pode ser qualquer conteúdo.
Não se esqueça de que o conteúdo iniciará um diálogo. Isso significa que você precisará saber com quem está falando, isto é, ter uma persona, uma definição de público e um tom de voz da marca muitíssimos bem definidos.
A conversão de leads, como você pôde ver, não é um bicho de sete cabeças. No entanto, isso não significa que não existam detalhes que fazem a diferença na hora da conversão. Se seguir as dicas do texto, com certeza sua estratégia ficará muito melhor!
Toda campanha de conversão tem um objetivo, certo? A pergunta que fica é: “como saber se esse objetivo foi atingido?”. A resposta para essa pergunta é o monitoramento de resultados, isto é, a análise das métricas e estatísticas da sua base de leads para saber se a campanha está sendo bem-feita ou não.
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