O marketing de uma empresa está diretamente ligado às vendas e ao lucro dela.
Para garantir que haja um fluxo constante de consumo, é fundamental entender os ciclos da jornada do consumidor e períodos de sazonalidade, ou seja, as épocas do ano em que a aquisição de produtos ou serviços tende a diminuir por algum fator.
Neste post, mostraremos como elaborar boas estratégias de inbound com a utilização do marketing sazonal. Vamos lá?
Conheça a sazonalidade do seu negócio
Em quais épocas do ano as pessoas que consomem o que você vende tendem a realizar mais compras? E quando essa busca é menor?
Conhecer bem os tempos de “alta” e “baixa” é um requisito fundamental para que uma boa estratégia inbound seja estabelecida. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigente Lojistas (CNDL), a realização de boas ações de marketing durante datas comemorativas pode elevar o lucro das empresas em até 60%.
São nessas épocas que uma boa estratégia de inbound deve ser colocada em ação e reforçar a presença da marca. No entanto, essa mesma força deve se manter pulsante em épocas menos favoráveis, de modo que sejam analisadas e criadas iniciativas inovadoras para o negócio.
Somente a partir dessa análise que um planejamento realista poderá ser elaborado.
Crie um plano de ação
A partir da análise detalhada de como é a interação dos consumidores com o que é produzido pela empresa ao longo do ano, é possível elaborar um planejamento detalhado do marketing sazonal para ações de inbound.
Para isso, é recomendável:
- pedir a opinião dos clientes com frequência sobre o que pode ser melhorado. Caso haja uma colocação negativa, é importante lidar com a situação de maneira racional, uma vez que aí pode estar o diferencial para a empresa crescer;
- elaborar antecipadamente ações que dialoguem com cada fase da jornada do consumidor. A antecipação garante que sejam geradas campanhas de qualidade e com eficácia;
- lembrar que pessoas gostam de ser surpreendidas e seduzidas, principalmente quando se trata de consumir. Por isso, é de suma importância oferecer conteúdos de qualidade que tragam novas ideias e experiências para o público-alvo. Isso pode ser feito por meio do envio de e-books e e-mail marketing, entre outros materiais;
- usar um call to action para nutrir o relacionamento com o cliente é uma ação capaz de gerar uma parceria valiosa, uma vez que ele se sente acolhido quando entra em contato com um conteúdo que seja esclarecedor e ofereça a chance de um aprendizado.
Use a criatividade a favor do marketing sazonal
Para dar vida a um conteúdo persuasivo na estratégia de inbound do plano de ação do marketing sazonal, é fundamental sair do convencional. Para isso, vale a pena buscar maneiras diferentes de criar engajamento com a audiência. Usar técnicas de escrita criativa pode ser uma delas, por exemplo.
Outra atitude super positiva — e que pode gerar muito engajamento ao longo do ano — é saber tirar proveito das correntes e dos memes que inundam as redes sociais. Isso ajuda a criar empatia com o público e a alavancar o engajamento da audiência com a marca.
Como você deve ter percebido, há diversos fatores que contribuem para a execução de uma boa estratégia de inbound a partir da análise detalhada do marketing sazonal da empresa. No entanto, vale sempre ter em mente que os aspectos criativos da campanha deverão ter mais destaque, a fim de criar maior afinidade com o público. Também é importante ficar sempre de olho nas tendências de linguagem e nos assuntos presentes nas redes sociais.
Agora que você já sabe como lidar com o marketing sazonal na sua empresa, compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras pessoas a criar estratégias de inbound para lucrar o ano todo!