O mercado digital é, sem dúvidas, um dos que mais tem crescido nos últimos anos. Com cada vez mais negócios inseridos na rede e maior concorrência surgindo, empreendedores atentos levam vantagem. Por isso, é fundamental entender como funciona o Google AdWords, e quais são seus melhores usos.
Trata-se de apostar em uma ferramenta com um bom histórico de campanhas bem-sucedidas no maior motor de busca do mundo, com o potencial de deixar sua página a um clique de um visitante.
Quer saber como funciona o Google AdWords para usá-lo a seu favor? É só continuar a leitura.
O que é o Google AdWords?
Em linhas gerais, o AdWords é uma ferramenta de publicidade online do Google, voltada a criação de anúncios e links patrocinados. É uma estratégia que valoriza a segmentação de mercado ao expor os links específicos para cada uma das buscas.
A ideia é proporcionar um ranqueamento privilegiado aos anunciantes, tudo com base nas palavras-chave pesquisadas. Além disso, o anúncio pode ser exibido em sites que tenham parceria com a plataforma.
Outro fator importante é que o valor da campanha é proporcional ao número de cliques no link patrocinado ou no anúncio do YouTube.
Quais os benefícios do Google AdWords?
O grande benefício dessa ferramenta é a visibilidade. Ela possibilita que pessoas do mundo inteiro conheçam o seu produto por meio do buscador mais popular da web. Além disso, a exibição dos links é segmentada apenas aos que têm uma chance maior de comprar.
Outro fator útil é a análise do comportamento do consumidor. Anúncios na Rede de Display, por exemplo, ajudam a determinar qual é o público-alvo ideal para seu negócio e, assim, melhorar a qualidade do processo de marketing.
Por fim, mais um ponto positivo é que dá para controlar o orçamento. O valor investido é proporcional à performance da campanha, o que facilita o cálculo do ROI e a previsibilidade dos gastos.
Quais são os tipos de campanha?
Fora o que acabamos de citar, outra vantagem é que você pode escolher entre os vários tipos de campanhas disponíveis:
Rede de Pesquisa
Permite que os links para as páginas da sua empresa apareçam nos resultados de busca. É um tipo de campanha recomendado para mercados segmentados, e que atinge as pessoas por meio dos termos pesquisados.
Rede de Display
O destaque aqui é o uso de imagens e de representações visuais. Funciona bem para empreendedores que ainda não sabem qual é o público-alvo ideal, com anúncios presentes em sites, vídeos do YouTube e Gmail.
Google Shopping
Essa última alternativa consiste em uma plataforma voltada para o varejo, com margem para a exposição de informações sobre o produto, como preço, foto, características, e por aí vai.
Como escolher as palavras-chave?
As palavras-chave são termos que sintetizam o problema da persona ou a busca por uma solução. Desse modo, a otimização das páginas da sua empresa aproxima seu produto das palavras escritas pela persona no campo do buscador.
As palavras mais genéricas (head tail) costumam contar com maior volume de buscas e concorrência ampla. Já as mais específicas (long tail), têm menos pesquisas e concorrência mais enxuta, além de contar com um custo reduzido, pois o número de cliques é menor.
Uma das maneiras de fazer a pesquisa e a definição de palavras-chave é por meio de ferramentas específicas como o keyword planner, do próprio Google AdWords. Além de fornecer dados valiosos, é possível pesquisar palavras-chave negativas (termos que diminuem o alcance das suas páginas).
Como vimos, saber como funciona o Google AdWords pode dar um up nas vendas e no faturamento do seu negócio. A ferramenta é capaz de deixar seu produto mais próximo do seu público e ainda ampliar sua presença online. Lembre-se de que as palavras-chave devem fazer sentido no contexto da persona e da sua estratégia de produção de conteúdo.
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