Empresas de pequeno e médio porte são vitais para a economia de um país. Com a ausência desses empreendimentos, dentre outros fatores, por exemplo, um país não consegue gerar empregos, tornando-se um verdadeiro caos para aqueles que buscam uma boa qualidade de vida.
Infelizmente, vivemos em um Brasil no qual os desafios das pequenas empresas são verdadeiras barreiras, e empreender pode ser uma tarefa bem árdua — tão difícil que muitos negócios encerram suas atividades logo nos primeiros meses ou anos, devido à ausência de soluções práticas.
Com base nessas dificuldades, preparamos um artigo destinado aos mais bravos guerreiros que persistem ou pretendem adentrar nesse mundo do empreendedorismo. Avisamos, de antemão, que é difícil, mas é possível! Confira quais são os principais desafios e conheça nossas dicas sobre como lidar com cada barreira a seguir. Boa leitura!
Falta de planejamento
Após toda aquela etapa de criação e abertura da empresa, que já é uma tarefa complicada por si só — e que só pode ser vencida com muita paciência e dedicação —encontramos a nossa primeira barreira “invisível”.
Então, agora, a sua empresa pode funcionar e já podemos começar a girar as coisas, certo? Errado! O primeiro passo a se tomar é começar a se planejar, afinal, não queremos ter um ciclo de vida curto, mas, sim, saúde e prosperidade nos negócios.
Existem diversos softwares que auxiliam o empresário no planejamento da companhia, permitindo um melhor controle das despesas e receitas do negócio — ferramentas que automatizam o controle do fluxo de caixa, facilitam a emissão de notas fiscais eletrônicas e cuidam da geração de relatórios, além de trazer, consequentemente, rapidez na solução de problemas.
Definição e alinhamento de preços
É incontável o número de empresas que quebram porque definiram os valores erroneamente e, apesar de não parecer, não estão obtendo lucro suficiente para manter o negócio girando de maneira sustentável.
A chave aqui é a informação! Analise todos os seus custos, do investimento à compra de supermercado. É imprescindível que tudo esteja na ponta do lápis, porque tudo vai impactar o preço final da sua mercadoria.
Contate fornecedores buscando boas negociações e use todo o seu talento e inteligência para ter um preço competitivo que traga lucro, afinal, pagar para trabalhar também não é uma opção, concorda?
Dificuldade de atrair clientes e fazer vendas
Agora, você tem um preço competitivo que permite que a empresa lucre, mas e as vendas? Sem ter um número bom de clientes interessados nos seus produtos, não há vendas e, portanto, não há lucro. A matemática é simples! Então, como conseguir mais clientes?
Sua criatividade pode ser uma boa resposta para essa pergunta, mas existem algumas práticas que podem ajudá-lo na busca.
Posicionar-se online
É fato que, hoje em dia, isso é importante, mas sabia que a maioria do seu público pode ser atraído com a ajuda da Internet? Não basta criar uma página para a sua marca no Facebook e responder meia dúzia de comentários por ano — deve-se ter um objetivo claro e usufruir de técnicas pragmáticas para obter bons resultados.
Para ajudá-lo com isso, uma boa dica é contratar os serviços de uma consultoria, pois elas trabalham com planejamento e entregam resultados, além de serem especialistas em métodos que visam a aumentar a presença online das empresas.
Entender o seu cliente
O que busca o seu público-alvo? Veja quais informações deve coletar a fim de entender melhor o seu cliente:
- quem ele é;
- o que o motiva;
- a qual classe social pertence;
- onde ele está;
- o que busca consumir;
- qual sua faixa etária;
- qual o estado civil.
Depois de ter, em mãos, dados a respeito do público o qual deseja atingir, estabeleça uma persona — ou seja, um perfil representativo detalhado do seu cliente ideal. A técnica da persona é válida para toda empresa que deseja direcionar melhor o seu produto e/ou serviço e, consequentemente, aumentar as vendas!
Agora que você sabe algumas dicas para contornar os maiores desafios das pequenas empresas, não perca tempo! Coloque-as em prática para alavancar o seu negócio!
Gostou do texto? Aproveite para complementar o assunto lendo nosso outro artigo para descobrir se você deve contratar uma agência de marketing digital ou um time interno!