Tornar uma marca memorável nem sempre é uma tarefa fácil. São poucas que realmente fazem parte das nossas vidas, com as quais nos relacionamos e nos identificamos. No entanto, existe um indicador que pode ser muito útil para fazer com que a sua empresa seja lembrada — o brand awareness.
Neste post, você verá um pouco sobre o que é brand awareness, como fazer para usar essa métrica a favor do seu negócio e quais são as melhores práticas para adotá-la. Preparado? Então, vamos lá!
O que é brand awareness?
Imagine que você gerencia uma empresa de pequeno porte. Parte do trabalho de empreender é tornar a sua marca conhecida, certo? Afinal, um nome desconhecido tem poucas chances de se dar bem no mercado.
Nessa hora, é comum surgir a pergunta: “como saber o quão minha marca é conhecida?”. O brand awareness pode responder essa questão, já que é usado para revelar qual é o nível de consciência que as pessoas têm da sua empresa — dando pistas sobre sua relevância no mercado.
A métrica também costuma acompanhar os indicadores de venda e de faturamento. E qual é a razão disso? A resposta é simples. O número de clientes tem uma forte relação com a percepção que eles têm sobre sua marca e com o brand awareness.
Como fazer sua marca ser lembrada?
Se você fechar os olhos e tentar se recordar de marcas que fizeram história, certamente se lembrará de algumas. O que as tornou memoráveis nem sempre é fácil de identificar.
No entanto, há práticas que você pode adotar para fazer com que a sua empresa seja mais marcante na vida das pessoas. A seguir, listamos algumas.
Cuide das redes sociais
A rede social é um dos canais de comunicação mais eficientes que existem. Por meio dela um usuário vê todo tipo de conteúdo: posts de familiares, notícias, eventos, vídeos de produtos, e por aí vai.
Nesse tipo de mídia as informações circulam muito rápido. Por isso, encontrar o seu espaço é essencial para garantir uma comunicação mais direta e fluida com a audiência.
Invista em crescimento orgânico
O crescimento orgânico é uma das grandes moedas de troca da web e acontece quando você constrói um público sem necessariamente investir em anúncios. Nesse caso, as pessoas vão até a sua marca, e não o contrário.
A forma mais conhecida de fazer isso é por meio do marketing de conteúdo. Ou seja, sua empresa gera valor para o público solucionando dúvidas e a audiência, por sua vez, corresponde com acessos, engajamento e, posteriormente, compras.
O brand awareness é essencial para entender como os clientes percebem a sua marca e o que precisa ser feito para que essa percepção seja positiva. Assim, fica mais fácil construir uma imagem bem estabelecida no mercado. Lembre-se de que as variações nesse indicador podem significar muitas coisas, por isso, é importante analisá-las profundamente.
Você ainda tem dúvidas sobre como aumentar o brand awareness e fazer a sua marca ser lembrada? Conte para a gente nos comentários!