“Mantenha os amigos perto e os inimigos mais perto” — muito mais do que um mero ditado antigo e clichê, essa frase resume bastante uma das estratégias mais fundamentais de qualquer empresa em crescimento: a análise da concorrência.
Conhecer os movimentos dos seus concorrentes, principalmente no ambiente digital, é essencial para descobrir quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio. É possível ter uma visão mais clara sobre o ramo e comparar a forma com que as outras marcas se comunicam com os clientes. Além de saber quais estratégias mais potencializam engajamento, a fim de reproduzir certas ações de sucesso ou utilizá-las para se inspirar.
Nesse sentido, a seguir, elaboramos o passo a passo para que você aprenda a analisar a sua concorrência de forma eficaz. Boa leitura!
Analise da concorrência das palavras-chave mais ranqueadas nos motores de busca
Antes de tudo, é importante descobrir quais são as palavras-chave — termos pesquisados pelo seu potencial cliente — mais usadas pela concorrência que geram ranqueamento. Com isso, você analisa as possibilidades de ultrapassá-la nas páginas de busca da Internet.
É recomendável utilizar ferramentas como a SEMrush, a qual além de fazer um levantamento das palavras-chave dos seus concorrentes, também tem a função de expor as menos utilizadas do segmento e que, consequentemente, são mais fáceis de serem ranqueadas.
Identifique os concorrentes mais importantes
O próximo passo é fazer uma breve pesquisa de mercado para descobrir quem são os concorrentes mais fortes. Aqui, basta escrever as palavras-chave, selecionadas anteriormente, nos mecanismos de busca e conferir quais empresas aparecem nas primeiras posições, as quais são consideradas as mais importantes no meio digital.
Neste caso, também é possível utilizar o SEMrush como forma de acelerar a sua pesquisa e descobrir quais as principais marcas que a utilizam.
Defina os dados que você quer analisar
Agora que você já sabe quais marcas deve monitorar, chegou a hora de definir alguns dados para ficar de olho, a fim de criar um padrão comparativo. Imagine, por exemplo, que você queira fazer a análise do Instagram de cada concorrente. É preciso entender:
- se todas as marcas selecionadas têm um perfil nesta rede social;
- que tipo de conteúdo elas mais investem na plataforma;
- qual gera mais likes e comentários do público;
- qual é a frequência de posts;
- quais as funcionalidades mais usadas — enquete, transmissões ao vivo, IGTV.
Verifique o posicionamento nas redes sociais
As redes sociais são os canais mais utilizados por empreendedores para divulgar conteúdos e aumentar a presença online. Foi o que constatou o Social Media Trends 2017, elaborado pela Rock Content, o qual, 92,1% das empresas participantes afirmaram serem ativas na plataforma.
Agora, entre tantas marcas presentes nessas mídias, é importante verificar o posicionamento e as estratégias de conteúdo daquelas que são as suas concorrentes. Essa é uma excelente maneira de evitar certos erros na hora de fazer marketing digital. Algumas ferramentas como SocialBakers e Ahrefs permitem essa análise da concorrência de forma completa em redes como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, entre outras.
Nos dias de hoje, a análise da concorrência é uma estratégia fundamental para melhorar a visibilidade da sua empresa. Portanto, utilize o máximo de ferramentas possíveis para monitorar o comportamento das marcas que estão na linha de frente do seu segmento. E fique de olho tanto nas ações de sucesso, quanto nos tropeços das demais marcas. Tudo serve como aprendizado e será a sua chave para o crescimento do negócio.
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