O e-mail marketing é uma das melhores estratégias para ser utilizada no seu negócio. E, engana-se quem acredita que o e-mail morreu, que é algo que incomoda as pessoas. Isso só acontece se você enviar conteúdo sem autorização do leitor ou algo que não seja útil para ele.
De acordo com algumas estatísticas, mais de 90% dos adultos utilizam o e-mail e mais de 60% abrem a caixa de entrada diariamente. Quer outro dado interessante? 99% dos consumidores olham seus e-mails todos os dias!
Bom, diante desses números só resta agora colocar o e-mail na estratégia de marketing da sua empresa e assim, vender mais!
Confira abaixo os principais tipos de e-mail marketing que existem e veja qual ou quais são os mais indicados para a sua empresa!
Principais tipos de e-mail marketing para sua estratégia
1. Newsletter
Precisa divulgar os conteúdos do seu blog? Então, a newsletter é perfeita para isso. Para que esse tipo de e-mail seja enviado, o leitor precisa assinar a newsletter. Por isso, é necessário ter um campo no site para que ele faça isso. Aqui no blog da Engrena Web temos:
Esse tipo de e-mail é enviado de forma periódica, por exemplo, 1 vez por semana, 1 vez a cada 15 dias e assim por diante. Essa frequência será decidida por meio de tentativas e análise de métricas.
Veja a taxa de abertura de e-mails, clique nos links no corpo dele, entre outras informações relevantes. A partir disso, você pode ir ajustando o que fica melhor ou não.
2. E-mails transacionais
O nome é um tanto desconhecido, mas você já deve ter recebido um e-mail transacional e nem se deu conta.
Por exemplo, quando fazemos uma compra e recebemos um e-mail de confirmação ou quando damos nossos dados para baixar um e-book e recebemos o link por e-mail. Esses exemplos são de e-mails transacionais. Até mesmo um e-mail de agradecimento pode ser considerado um.
Você pode aproveitar esse tipo de e-mail, por exemplo, para enviar uma oferta, algo que, a partir da taxa de abertura de e-mails e cliques, você saiba que tem maiores chances de o leitor aceitar a oferta.
3. Campanhas promocionais
Esse é, provavelmente, o tipo de e-mail mais conhecido pela maioria das pessoas e logo quando se fala nesse meio de comunicação, pensa-se em propaganda.
Mas as campanhas promocionais são muito mais do que isso e é necessário ter estratégia. Não estamos falando apenas de promover o produto ou serviço, mas também de promover um conteúdo ou algo que seja relevante para quem está do outro lado da tela.
Para enviar o e-mail certo para a pessoa certa, primeiro é necessário saber em qual etapa do funil de vendas ela se encontra. Se é o momento adequado para mandar determinado tipo de e-mail e o que vai no corpo desse e-mail.
Por exemplo, digamos que você esteja lançando um e-book educativo e, neste caso, ele pode ser direcionado para pessoas que ocupam cargos gerenciais, pessoas da área de vendas ou marketing, pessoas que já acessaram um conteúdo sobre o assunto antes e assim por diante.
Outro bom exemplo de e-mail promocional é quando você manda um cupom de desconto. Quem não gosta de pagar menos? Então, aproveite a oportunidade!
4. E-mail sazonal
Como o próprio nome já diz, esse tipo de e-mail não é constante, mas sim, enviado em datas especiais como Natal, aniversário do leitor e outros. É um tipo de e-mail voltado para o consumidor e que vai ajudar a sua empresa a ficar mais próxima dele.
E-mails assim devem ser mais curtos, com poucas palavras e focar mais na parte visual. Ao mesmo tempo, ele deve “tocar” o leitor e prender a atenção dele.
5. E-mail de boas-vindas
Esse é um e-mail que, para muitos, pode ser algo banal, mas que é importante. Ele mostra para o leitor que o mesmo não é mais um e que a empresa o reconhece como alguém único e que fica feliz em poder ajudar.
Normalmente, quando o leitor recebe esse tipo de e-mail, é porque acabou de se tornar um lead. Assim, as chances de ele consumir mais material produzido pela sua empresa, são grandes.
Outra importante mensagem que esse tipo de e-mail passa é que as ações que o leitor acabou de fazer foram finalizadas com sucesso. Por exemplo, digamos que ele acabou de assinar uma newsletter. O e-mail de boas-vindas confirma que ele está inscrito na lista e que, a partir daquele momento, ele receberá atualizações sobre determinado assunto.
6. E-mail para clientes inativos
Há alguns clientes que, inicialmente, assinam a sua newsletter, que baixam e-books, mas depois, simplesmente, deixam de abrir os e-mails que chegam, não clicam nos links do corpo do assunto e assim por diante.
Esses são exemplos de clientes inativos. E também há aqueles que já contrataram os seus serviços em algum momento, mas que já não entram em contato há muito tempo.
Que tal mandar para eles um e-mail perguntando o que há de errado? Que tal montar uma pesquisa para saber sobre o que eles querem ver na caixa de entrada?
Há também a possibilidade de que eles não trabalhem mais no ramo de antes e que, agora, o assunto abordado pela sua empresa não é mais relevante.
Por tudo isso, enviar e-mails para clientes inativos pode ser uma boa opção.
7. E-mails de lançamento
Acontece muito quando há um novo serviço que precisa ser divulgado. Então, cria-se um e-mail de lançamento para mostrar aos leitores que há algo de novo na empresa.
É interessante levar o leitor para a página do serviço que está sendo oferecido e não, necessariamente, descrevê-lo por completo no corpo do e-mail, especialmente se há imagens.
Lembre-se de que muitas pessoas abrem o e-mail pelo celular e, sendo assim, a tela é pequena. Por isso, e-mails de uma forma geral não combinam com conteúdos escritos extensos.
Viu como existem diversos tipos de e-mail marketing que podem ajudar a sua estratégia? Dessa forma, você consegue ter um maior poder de convencimento e, consequentemente, conquistar mais clientes.
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