Criar uma boa estratégia de marketing digital é fundamental para qualquer negócio e isso, é claro, inclui saber lidar com o funil de vendas. O funil de vendas é uma representação das etapas que uma pessoa leva para fazer negócios com a sua empresa.
Esse funil é dividido em topo, meio e fundo de funil. Cada uma dessas partes representa um posicionamento do consumidor na etapa de compra. Vejamos:
- Topo de Funil: atrair visitantes e gerar leads;
- Meio de Funil: Converter em oportunidades;
- Fundo de Funil: transformar os consumidores em clientes.
Como você pode ver, essa última etapa é de grande importância para o sucesso da sua empresa e é justamente dela que vamos falar agora.
Entenda melhor como criar uma boa estratégia para o fundo do Funil e ter bons resultados no seu negócio. Confira!
O que é Fundo de Funil?
É nessa parte da jornada de compra que o consumidor está mais propenso a fazer negócio com a sua empresa. A estratégia nesta etapa serve justamente para dar aquele “empurrãozinho” e fazer com que ele tome essa decisão.
É claro que isso deve ser feito de maneira estratégica. Por isso, tenha cuidado ao abordar o cliente, pois ele pode se assustar e voltar para a etapa anterior do funil.
Nesse momento, o consumidor — agora chamado de lead — já possui uma opinião formada sobre a sua empresa e serviços. Por isso, o fundo de funil costuma ser uma das etapas mais curtas da jornada de compra.
Como criar uma boa estratégia para essa etapa do Funil de Vendas?
Agora que você já entendeu como funciona o fundo de funil, vamos mostrar como criar uma boa estratégia para essa etapa e aumentar as chances de os leads fazerem negócio com a sua empresa. Acompanhe!
Melhore a interação com os seus produtos e serviços
Esse é um bom momento para falar mais sobre o que a sua empresa oferece. Por isso, fazer vídeos ou uma sequência de imagens com tutoriais, ensinando um passo a passo, pode ser uma ótima estratégia.
Gere conteúdos mais técnicos
Entenda que o lead já passou pelas etapas iniciais do início e meio de funil. Isso quer dizer que ele já conhece bem o seu produto ou serviço, então este é o momento de gerar um conteúdo mais técnico.
Talvez seja justamente o tipo de informação que o seu consumidor estava precisando para, finalmente, tomar uma decisão.
Ofereça cupons
Um dos motivos pelo qual o lead chegou ao fundo do funil e não fecha a compra pode ser pela falta de dinheiro.
Nesse caso, você pode oferecer um cupom de desconto. Quem não gosta de economizar dinheiro não é verdade? O lead passa a ser o seu cliente e ainda fica contente porque a empresa entendeu qual dificuldade ele estava enfrentando.
Use depoimentos de clientes
Isso é o que chamamos de prova social, ou seja, por meio de depoimentos podemos comprovar que o produto ou serviço da empresa é realmente útil para quem compra.
É uma ótima forma de propaganda boca a boca, só que de forma mais direcionada, pois você vai enviar esses depoimentos para quem está com grandes chances de concluir o negócio. É uma excelente estratégia para o fundo de funil.
Seja o mais íntimo possível
Nesse momento é importante tratar o lead como se já o conhecesse porque, afinal de contas, a sua empresa conhece.
Esse lead já interagiu com diversos conteúdos dela, a segue nas redes sociais, já baixou e-book, entre várias outras interações. Então, é bom que você demonstre conhecê-lo bem. Além disso, você passa uma mensagem importante: essa pessoa não é apenas mais um para sua empresa.
Ofereça um período de teste
Essa é uma ótima estratégia para transformar um lead em cliente. Se você oferece um serviço fica fácil dar a ele um período de teste gratuito ou então com um bom desconto.
Assim, ele conhece melhor a empresa e tem mais propriedade para decidir se aquele serviço pode ou não ajudá-lo.
Faça uma simulação
Que tal mostrar, de forma mais prática, como o cliente pode se beneficiar com o seu produto?
Então, simule uma situação que pode acontecer com o negócio do cliente, algo que seja corriqueiro e que costuma gerar problemas. Atinja, com essa estratégia, a principal dor dele. Dessa forma, fica bem mais fácil de perceber como o seu negócio pode ser útil.
Seja transparente
Lembre-se: a época do vendedor “espertalhão” já passou. A ideia aqui não é empurrar o produto a qualquer custo, fazendo com que o cliente compre sem saber se é algo que realmente se encaixa nas necessidades dele.
Portanto, seja o mais transparente possível. Vença as objeções, mas sempre fale a verdade, principalmente quando o assunto for preço e forma de pagamento.
Quais os conteúdos mais utilizados nessa parte do Funil de Vendas?
Nessa etapa, além das estratégias listadas acima, existem alguns formatos de conteúdo que podem ser de grande valia. Eles costumam oferecer conteúdo mais direcionado e de acordo com o que o lead deseja. Vejamos algumas opções.
Pequenos vídeos
É um ótimo formato de conteúdo para aquele cliente que acabou de chegar no fundo do funil. Isso quer dizer que esse usuário ainda pode considerar outras empresas que não a sua para resolver um problema, mas com o formato certo de material, você pode “ganhá-lo”.
O vídeo é uma ótima forma de conteúdo e tem um crescimento exponencial no mundo digital. Cada vez mais as pessoas estão investindo nele e não é por acaso: só no Brasil, o consumo de vídeos cresceu mais de 160%.
Os vídeos devem explicar rapidamente e com objetividade as principais dúvidas do consumidor nesse estágio da jornada. Lembre-se que nesta etapa do funil, a quantidade de conteúdo é menor, então você precisa ser o mais assertivo que puder.
Webinars
Esse é um tipo de conteúdo excelente para aquele usuário que ainda não se tornou um cliente, mas que está mais envolvido com a sua empresa. Ele já se disponibiliza a consumir conteúdos maiores.
A grande sacada dos webinars é que eles permitem maior interatividade. Assim, os leads podem fazer perguntas e tirar as principais dúvidas ao vivo.
E-book
O e-book também pode ser utilizado nessa etapa da jornada desde que o conteúdo seja direcionado.
Por exemplo, aqui vale a pena um e-book que detalhe como funciona um determinado produto, com imagens e vídeos. Um passo a passo também é bem interessante com uma planilha que possa ajudar o usuário de alguma forma. Há muitas possibilidades.
Criar uma estratégia de fundo de funil não é algo complicado, mas é preciso estar, a todo momento, pensando sempre na persona.
Nessa etapa é preciso criar um conteúdo mais pontual, com as reais dores da persona nesse momento. É a hora de falar mais sobre o seu produto e serviço fazendo com que o consumidor entenda que o que a sua empresa tem a oferecer é exatamente do que ele precisa.
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