Você já deve saber que a presença virtual é uma exigência de mercado para empresas na atualidade e que definir estratégias efetivas de marketing digital é algo essencial para se obter um posicionamento online completo. Mas como fazer isso de forma bem-sucedida?
Para te ajudar, elaboramos um post focado em ações de marketing digital estratégicas. Vamos explicar quais são as ações essenciais e porque elas são tão importantes. Tudo isso com base nos comportamentos básicos dos usuários na internet. Vamos lá?
Conheça os 4 comportamentos básicos das pessoas na internet
Observando e entendendo o padrão de comportamento da maioria dos usuários é possível obter uma série de informações valiosas que vão ajudar você a formular melhor as suas estratégias de presença online. Confira:
1. Usar mecanismos de buscas
O tipo de usuário mais comum na internet é aquele que realiza buscas, afinal, esse é o meio mais comum de se “transitar” pela rede.
Com a ajuda de um navegador, o usuário parte em busca de assuntos, temas, curiosidades, notícias, produtos, entretenimento, entre outros. Com essa informação, é necessário que as empresas se façam presentes nesse ambiente por meio de anúncios online, que aparecem diretamente nos buscadores para seus potenciais clientes.
2. Acessar as mídias sociais
Pode-se dizer que as redes sociais agem como uma segunda vida para as pessoas e, portanto, elas também acabam caracterizando nosso segundo comportamento mais comum.
Tendo um potencial tão grande de unir pensamentos e gerar engajamento, as redes sociais são um ponto crucial de atuação para empresas que desejam alcançar seu público. As marcas também devem participar com perfis ativos, veiculando posts e aproximando-se cada vez mais com seu público-alvo.
3. Consumir conteúdos
Nosso terceiro comportamento diz respeito às pessoas que utilizam a internet para encontrar conteúdos relevantes. É muito comum que sites, blogs e canais do Youtube sejam fonte para tirar dúvidas ou aprender mais sobre algum assunto.
Empresas que buscam o sucesso devem se posicionar bem nesse meio e investir pesado em marketing de conteúdo, com o objetivo de gerar mais valor para os usuários e atrair potenciais clientes para seu próprio negócio.
4. Conferir e-mails
Por último, mas não menos importante, fica aquele que utilizamos para nos conectarmos com todos os serviços, uma prática que já se tornou um padrão adotado no mundo virtual: conferir e-mails!
Existem várias formas de influenciar usuários utilizando e-mails por meio ferramentas e estratégias de marketing digital. Mas um ponto importante deve ser destacado: investir em captação de e-mails do seu público-alvo para divulgar seus produtos e serviços.
Conheça 3 ações de marketing digital eficientes
A seguir, vamos comentar algumas formas eficazes de se posicionar na internet, tendo em mente os 4 comportamentos básicos citados acima. Leia com atenção!
Inbound Marketing
Uma prática que vem se tornando popular por gerar resultados incríveis para empresas, a base do inbound marketing vem da lógica de se criar e compartilhar conteúdos relevantes direcionados ao seu público-alvo.
A relevância do conteúdo de forma consistente, atrairá visitantes curiosos e estabelecerá, com o tempo, um vínculo de confiança entre usuário e empresa.
SEO
A sigla significa Search Engine Optimization, uma estratégia usada para otimizar sites, tornando-os mais fáceis de serem encontrados pelas mecanismos de busca, como o Google.
Qualquer empresa deve fazer bom uso dessa ferramenta, escolhendo e utilizando bem as palavras-chave para obter resultados eficazes — afinal, do que adianta ter um site bonito se ele não é encontrado?
Links patrocinados
Certamente essa é uma das ferramentas mais importantes, pois os links atuam tanto em buscadores, como em sites e redes sociais, podendo gerar bastante visibilidade para uma marca ou realizar vendas específicas.
Agora que você aprendeu um pouco sobre as ações de marketing digital já pode posicionar melhor sua empresa no ambiente virtual. Procure estudar e seguir estas dicas que, certamente, conseguirá alcançar resultados excelentes no negócio!
Gostou do artigo? Então, aproveite para complementar seu conhecimento e veja o que é melhor para o seu negócio: contratar uma agência de marketing digital ou ter time interno!