Se você gerencia ou faz parte da equipe de uma empresa, seja ela de pequeno ou médio porte, já sabe a importância do marketing no processo de gestão de negócios e resultados.
Apesar do cenário conturbado e da ainda visível instabilidade financeira do país, os investimentos em marketing figuram como prioridade no planejamento de pelo menos 22% dos donos de micro e pequenas empresas no ano de 2018, de acordo com a Fenacon.
Isso significa que, apesar das dificuldades, empreendedores antenados dedicarão uma parte de sua receita ao orçamento de marketing, ainda que seja uma fatia restrita. Cabe, a partir daí, utilizar tal investimento da forma mais otimizada possível, com o objetivo de transformar o setor num verdadeiro aliado contra a concorrência e a crise.
Para ajudar nessa tarefa, criamos um artigo com algumas dicas para planejar seu orçamento de marketing de forma eficiente, independentemente do volume financeiro disponível.
Como otimizar o orçamento de marketing?
Algumas dicas devem funcionar como guias para a otimização de um orçamento restrito. Separamos algumas das mais importantes na lista abaixo. Acompanhe!
Seja criativo
Não acredite que o mais do mesmo trará os melhores resultados. Aposte no marketing de oportunidade para alavancar sua marca em momentos inesperados! Para não perder o timing, é preciso estar atento à agenda de eventos, a lançamentos de produtos similares ou complementares e até mesmo a veiculações de grande escala.
Lembre-se de vincular o orçamento aos objetivos da empresa
No momento da elaboração do orçamento, os objetivos macro e micro do negócio devem estar sempre à vista. É fundamental que ambos os esforços — o de marketing e o da empresa como um todo — caminhem lado a lado rumo aos resultados.
Não perca oportunidades
Você sabia que os gastos para a obtenção de um lead (consumidor qualificado para venda) com o Inbound Marketing, por exemplo, podem chegar a uma economia de 47% frente às estratégias convencionais?
Investir parte do orçamento nessa técnica pode ser uma oportunidade estratégica para definir os resultados obtidos pela empresa. Completo, certeiro e totalmente mensurável, o inbound entrega resultados, cria autoridade para a marca e ainda gera mídia espontânea ao estimular interações e comentários nas redes sociais. Tudo isso por um gasto reduzido se comparado ao investimento feito num PDV, por exemplo.
Então é possível obter resultados com um budget reduzido?
Sem mais delongas, a resposta é sim! Se você souber como fazer, os resultados virão (lembrando que as metas estabelecidas precisam ser condizentes com a realidade do orçamento. O marketing pode ser uma mão na roda, mas não é capaz de operar milagres!).
Compilamos abaixo sugestões de ações que geram retorno e têm investimento baixo ou moderado.
- Parcerias com Influencers: você sabia que mais de 20% das consumidoras passam a considerar a compra de produtos anunciados por influenciadores digitais? E essa é apenas uma das formas possíveis de firmar parcerias!
- Marketing de conteúdo: produzir material rico baseado nas necessidades do público-alvo é uma forma extremamente eficaz de se fazer marketing. Construção de autoridade para a marca, melhora no posicionamento da empresa no ranking do Google e compartilhamentos espontâneos são alguns dos benefícios obtidos;
- Co-marketing: promover conteúdos em parceria com outras empresas é uma forma de abranger a área de alcance de sua campanha. Seja por meio de blogposts, vídeos ou conteúdo em redes sociais, receber um “convidado” em seus canais de divulgação pode trazer benefícios.
Lembrete: selecione os canais adequados! Uma estratégia bem pensada avalia, de antemão, as melhores plataformas para atuar, compreende suas particularidades e produz material específico para cada uma delas.
Por onde começar?
Com um time comprometido e metas bem traçadas, é possível otimizar sua verba de marketing, ainda que ela seja reduzida, e potencializar as chances de obter melhores resultados.
E com o apoio de uma agência de marketing como a Engrena Web, todo o trabalho, desde o planejamento até a mensuração, passa a ser acompanhado por uma equipe extremamente capacitada. Por isso, que tal colocar sua estratégia nas mãos de quem entende do assunto?
Se você se interessou por este artigo e deseja descobrir como otimizar o orçamento de marketing da sua empresa, entre em contato conosco! Vamos conversar e desenvolver as melhores soluções de maneira personalizada para você!