A experiência do usuário (UX) nunca foi tão importante para fazer uma empresa crescer no meio virtual. Os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto ao ambiente que compram, sendo necessário o máximo de cuidado possível durante a criação de e-commerces, sites e até mesmo blogs.
Pensando nisso, no post a seguir, além de mostrar o que é User Experience (UX) e qual a sua importância na montagem de um site, também listamos os principais fundamentos para você seguir e ter uma UX bem-sucedida. Boa leitura!
Conceito de User Experience (UX)
Antes de tudo, vamos ao seu conceito: User Experience (UX) nada mais é do que como o usuário se sente ao navegar na página de uma empresa. Independentemente da plataforma, é importante mantê-lo confortável para que ele consiga realizar as mais diversas ações — como comprar, escolher produtos, ler sobre a história da marca etc. — sem grandes preocupações, ou melhor, interrupções.
Importância da experiência do usuário (UX) na criação de sites
Já que UX se trata da interação do usuário com as plataformas da marca, nada mais justo do que oferecer um bom site para que ele possa navegar livremente, não é mesmo? Sendo assim, se você quer aumentar a taxa de conversão e fazer com que os seus clientes voltem para consumir os seus produtos, é importante que a experiência do cliente esteja no topo da lista de planejamento durante a criação do seu site.
Principais fundamentos de UX aplicados na construção de sites
Há vários fundamentos que devem ser seguidos para tornar a experiência do consumidor positiva e agradável enquanto navega por um site. Confira os principais a seguir!
Conteúdo
Esse fundamento, muitas vezes, é ignorado por aqueles que embarcam na jornada de criação de um site, mas indicamos que você não entre nesse barco, caro leitor!
Afinal, o conteúdo é tudo nos dias de hoje. Por que você se manteria em um site se não apresentasse algo que fosse realmente do seu interesse? Portanto, não deixe de abordar tópicos relevantes para o seu público-alvo, isso pode ser o divisor de águas do seu User Experience.
Navegação otimizada
Como falamos no decorrer do texto, é fundamental ter uma navegação otimizada para que o usuário não fuja do site.
Nesse momento, é importante fazer de tudo para facilitar a vida do seu cliente: invista em ícones claros e visíveis, diminua o número de cliques para chegar no Call to Action, fique atento ao tempo de carregamento das páginas, etc.
Design visual
Sabe aqueles sites com a entrada toda poluída de imagens, ícones ou gifs? Pois é, fique esperto com isso! Os usuários não gostam de serem incomodados visualmente. Isso deixa o ambiente muito confuso e ainda tira o foco dos pontos de conversão do seu site — o que não é nada bom para a sua estratégia de marketing digital.
Deixe o design visual da sua página o mais simples possível, evite categorias desorganizadas e cores muitos fortes e contrastadas. Não há uma regra geral, basta apenas ter bom senso e manter o ambiente agradável aos olhos.
Tipografia
Mesmo já estando incluída no cuidado com design visual, a tipografia é um item tão importante que decidimos separar um tópico só para ela. Afinal, do que adianta gastar uma montanha de dinheiro na criação de um site, se o usuário nem ao menos consegue ler ou identificar as informações? Para dar uma boa experiência para o consumidor, é crucial ficar atento a esse elemento gráfico!
Seguindo esses fundamentos, com certeza a sua marca vai potencializar a experiência do usuário (UX) e, consequentemente, conseguirá colher todos os frutos resultantes do investimento no site — entre eles, o aumento das vendas, melhor conversão de leads e melhor presença online.
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